CI

Regras sobre genética ameaçam avanços das culturas no Canadá

Evento em solo Canadense tratou destas questões


As regras sobre a edição genética no Canadá estão ameaçando os avanços das culturas geneticamente modificadas naquele país, segundo informou Rim Lassoued, do Centro de Estudos de Ciência e Política de Inovação da Universidade de Saskatchewan. De acordo com ele, enquanto criadores de plantas em todo o mundo adotam novas técnicas de edição de genes para melhorar as colheitas, a resposta das agências reguladoras de diferentes países varia desde a aceitação rápida até a proibição. 

“A Argentina, desde 2015, tomou medidas proativas e é o primeiro país a aprovar regulamentos sobre NBT (novas técnicas de melhoramento) que abrangem a subcategoria de edição de genoma”, disse. 

Lassoued foi um dos vários apresentadores em uma sessão de atualização de edição de genoma no Canola Industry Meeting e no Canola Innovation Day no início de dezembro, apresentado pela Ag-West Bio em Saskatoon. O evento atraiu cerca de 280 delegados. 

Os pesquisadores apresentaram uma lista de técnicas de melhoramento de plantas e pediram aos entrevistados para classificá-las em ordem de importância para a agricultura. "A maioria dos especialistas concordou que a edição do genoma será a principal técnica para o futuro da agricultura", disse ele, com a técnica do CRISPR chegando ao topo da lista. 

Primeiro, as novas técnicas precisarão navegar por uma complexa rede de regulamentos que regem as culturas geneticamente modificadas que variam amplamente entre os países. Nos Estados Unidos, a abordagem é evitar criar novas barreiras às inovações a partir de novas técnicas, como a edição de genes, além de simplificar as que já existem, disse Neil Hoffman, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.