CI

Reino Unido inicia “revolução agrícola”

Projetos devem subsidiar os agricultores


Foto: Nadia Borges

Depois que o Reino Unido deixar a União Europeia no final do mês, cortará os laços com as políticas de subsídios agrícolas da Europa e, para muitos pesquisadores, isso é bom. Nesta semana, o governo do Reino Unido propôs mudanças radicais em US $ 3 bilhões por ano em gastos agrícolas, que focarão dinheiro em benefícios para o clima, ecossistemas e público. 

De acordo com o projeto, apresentado ao Parlamento nesta semana e que deverá se tornar lei dentro de alguns meses, os agricultores receberão subsídios não apenas para cultivar terras, o atual sistema da UE, mas para fornecer "bens públicos". Isso inclui sequestro de carbono em árvores ou solo, melhorando o habitat com flores favoráveis aos polinizadores e melhorando o acesso do público ao campo. 

Para facilitar a transição, os subsídios diretos serão eliminados por 7 anos a partir de 2021, e novos pagamentos por serviços ambientais serão testados em projetos-piloto. "Certamente poderia ter benefícios realmente positivos para o meio ambiente", diz Lynn Dicks, uma ecologista animal da Universidade de Cambridge que estuda a conservação de polinizadores selvagens. 

Após a destruição e a fome da Segunda Guerra Mundial, as tarifas europeias ajudaram a proteger os agricultores da competição estrangeira e os subsídios aumentaram seus rendimentos. "Era apenas sobre produção, não importa o que você fizesse com o meio ambiente", diz Ian Bateman, economista ambiental da Universidade de Exeter. 

O Brexit agora permitirá que o Reino Unido siga seu próprio caminho. O novo projeto de lei visa apenas a Inglaterra, porque o Reino Unido permite que o País de Gales, a Escócia e a Irlanda do Norte determinem suas próprias políticas agrícolas, mas Helm espera que eles sigam na mesma direção. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.