CI

Relação de troca boi gordo versus ureia agrícola piorou frente a dezembro do ano passado

A tonelada de ureia agrícola ficou cotada, em média, em R$1.745,85, sem o frete, na primeira quinzena de dezembro


Segundo levantamento da Scot Consultoria, a tonelada de ureia agrícola ficou cotada, em média, em R$1.745,85, sem o frete, na primeira quinzena de dezembro. O recuo foi de 4,0% frente ao mês anterior, mas ainda assim o adubo está custando 16,6% mais na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Considerando a praça de São Paulo, atualmente são necessárias 11,56 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de ureia. Com a alta do boi gordo e queda no preço do insumo, a relação de troca melhorou 5,6% em dezembro, em relação ao mês anterior.

Já na comparação com dezembro de 2017, o cenário está pior este ano. O poder de compra do pecuarista em relação ao insumo diminuiu 13,8%. Isto significa 1,40 arroba a mais para a compra da mesma quantidade de ureia agrícola na comparação anual. Em curto e médio prazos, ou seja, neste final de 2018 e primeiras semanas de 2019, a expectativa é de uma menor movimentação no mercado de fertilizantes e preços mais frouxos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.