CI

Relatório anual do Senar-RS é lançado na 37ª Expointer

Documento comemorativo aos 20 anos da entidade reuniu dirigentes na casa do SENAR-RS


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR-RS) lançou hoje, (31), o Relatório Anual de Atividades 2013, reunindo dirigentes e convidados no estande da entidade na 37 ª Expointer, em Esteio. O documento apresenta dados dos últimos 20 anos de atuação do SENAR-RS com foco no fomento do desenvolvimento agropecuário gaúcho. Neste período, a entidade contemplou 943.763 produtores e trabalhadores do campo, através de 1.463.837 horas/aula, em cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e mais de 800 mil pessoas com ações de melhoria de qualidade de vida por meio de ações de promoção social (P.S).  Somando todas as demais ações, foram aproximadamente sete milhões de pessoas beneficiadas diretamente. O superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl disse que os últimos 20 anos foram um divisor de águas para o SENAR-RS e que a entidade está preparada para dar saltos ainda maiores, a partir de 2014. “Em 2013, avançamos no número de treinados, crescemos 10% a 12%. E um dado interessante: dos cerca de 100 mil produtores que foram atendidos pelo SENAR-RS, 54% são mulheres. É o envolvimento das mulheres com a gestão da propriedade”, disse o superintendente. Segundo ele, para os próximos anos existe uma transformação grande nas atividades do SENAR-RS, aumento número de horas dos cursos, com um programa completo de treinamento e agregando assistência técnica na propriedade. Em 2015, já deveremos estar com 1.200 propriedades rurais com assistência técnica, principalmente na área do leite, em todo Estado”.

O presidente do Conselho Administrativo do SENAR-RS, Carlos Rivaci Sperotto, destacou a bagagem de serviço prestado pelo SENAR-RS e disse que a entidade não se preocupa só com Rio Grande do Sul. “Temos um trabalho em parceria com o Sebrae que está para ser nacionalizado: o Juntos Para Competir, já consolidado”, disse. Sperotto destacou ainda os treinamentos realizados pelos produtores rurais gaúchos com foco na pecuária leiteira. “O resultado foi um maior desenvolvimento do setor lácteo, com indústrias leiteiras migrando para o Estado, na região do Planalto. E agora, aqui na Expointer, a Vitrine de Leite traduz este trabalho”, afirmou.

O evento também contou com a presença de produtores rurais que participaram de cursos profissionalizantes do Senar e deram depoimentos a respeito da importância dos treinamentos para o desenvolvimento e incremento da renda no campo.

O relatório traz depoimentos de dirigentes que colaboraram com a construção da história do SENAR-RS, como ex-diretores, produtores rurais, conselheiros, bem como homens e mulheres que, motivados por cursos ou ações do SENAR-RS durante o período de existência da entidade no estado, promoveram mudanças econômicas e sociais em suas vidas.

Além da matéria principal sobre o aniversário da entidade, o Relatório Anual de Atividades 2013 traz o registro da participação da instituição em diversas ações de crescimento qualitativo e quantitativo de produtores e trabalhadores rurais, conquistados por meio de parceiros, como sindicatos rurais, sindicatos dos trabalhadores rurais ou empresas privadas, através de programas e atividades promovidas pela instituição.
 
SENAR-RS em 20 ANOS

Formação Profissional Rural (FPR) – 943.763 beneficiados
Promoção Social (PS) – 847.412 participantes
Programa Agrinho – 4.715.000 alunos e 349.000 professores
Programa Alfa – 20.780 beneficiados
Total – 7.320.366 produtores e trabalhadores rurais
 
ÁREAS DE CURSOS MAIS PROCURADAS EM 20 ANOS
1º Trabalhador na Bovinocultura de Leite (Nutrição de Gado Leiteiro, Primeiros Socorros e Patologias de Bovinos de Leite, etc) – 8.039 eventos com a participação de 121.674 pessoas.
2º Trabalhador na Administração de Propriedades em Regime Familiar (Inclusão Digital, Programa SOL, Gestão Rural Básico, Gestão Rural) – 3.802 eventos com a participação de 54.009 pessoas.
3º Trabalhador na Olericultura Básica (Produção de Hortaliças, Construção de Estufas, Compostagem e outros) – 3.632 Eventos com a participação de 52.588 pessoas
 
PROJETO GRÁFICO
O Relatório Anual de Atividades 2013 SENAR-RS segue em sua linha gráfica o conceito “Aquarelas”, misturando fotografias coloridas e preto e brancas, de forma orgânica, marcadas por manchas de aquarelas, delicadamente embalado em uma luva transparente em PVC. Os capítulos são abertos com grandes imagens sobre o cotidiano de ensino-aprendizagem da entidade e ilustrados por relatos do público beneficiado e envolvidos no processo. A edição de aniversário ganhou uma linha do tempo, em formato de DNA, que associa, de um lado, fatos do agronegócio gaúcho e, de outro, as iniciativas do SENAR-RS. Outra novidade diz respeito a um capítulo especial para retratar a mídia espontânea gerada ao longo do último ano. “Em 2013, foram 1.198 notícias publicadas em diferentes mídias, refletindo o crescente interesse dos veículos de comunicação”, diz a assessora de comunicação do SENAR-RS, Alessandra Bergmann, coordenadora do projeto. A direção executiva ficou por conta do jornalista Claucio Brião e o projeto gráfico, da designer Dina Dal Pai.
 
SOBRE O SENAR-RS
O SENAR-RS é uma das 27 administrações regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), vinculado à FARSUL no RS e à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Criado em 1991, nos moldes dos serviços nacionais de aprendizagem Industrial (SENAI) e Comercial (SENAC). Para levar a mais alta tecnologia ao homem do campo, mantêm parcerias com universidades, centros de pesquisa, entidades de classe e empresas privadas, inclusive em outros países. Em 2013, beneficiou 100 mil produtores e trabalhadores rurais gaúchos, sendo que mais de 70% desse público está estabelecido em pequenas propriedades. Mais: www.senar-rs.com.br
 
Área de Atividades da Promoção Social – 847.412 pessoas
ÁREAS DE ATIVIDADES MAIS PROCURADAS EM MAIS DE 20 ANOS
1º Artesanato – 7.900 Cursos com a participação de 165.789 pessoas.
2º Alimentação – 3.446 Cursos com a participação de 46.788 pessoas.
3º Educação – 1.217 Cursos com a participação de 22.294 pessoas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.