CI

Relatório da CPI das Carnes no RS será remetido às esferas competentes para investigação


O relatório final da CPI das Carnes no Rio Grande do Sul está apto para ser remetido às esferas competentes para investigação. A resolução foi aprovada na tarde desta terça-feira (09-03), na Assembléia Legislativa, recebendo 49 votos a favor e dois contra. O documento de 800 páginas é o resultado de cinco meses de trabalho, 118 depoimentos, 33 reuniões, mais de 100 horas de transcrições taquigráficas, 1900 requerimentos de informações e cinco mil quilômetros rodados pelo interior do Estado.

As investigações revelaram a completa desestruturação da suinocultura e pecuária de corte no Rio Grande do Sul. Abate irregular, indústria de notas frias, roubo de gado, evasão de divisas, desperdício de dinheiro público, falta de fiscalização sanitária, concorrência tributária desigual e plantas frigoríficas ociosas foram alguns dos pontos arrolados ao longo dos cinco meses de trabalho.

A CPI das Carnes indiciou 30 pessoas, entre abigeatários e pessoas ligadas a frigoríficos. De acordo com o deputado Jerônimo Goergen (PP), que no ano passado presidiu a comissão, "a aprovação da resolução do Plenário significa o sinal verde para que as denúncias e apontamentos sejam investigados pelos órgãos competentes. O documento segue agora para os ministérios públicos Estadual e Federal, à Secretaria do Direito Econômico, governo do Estado, Congresso Nacional, Tribunal de Contas da União e do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.