CI

Relatório da FAO aponta apoio à agricultura como saída para a fome

Redução da subnutrição desacelerou nos últimos anos, mas Brasil amplia oferta de alimentos


Redução da subnutrição desacelerou nos últimos anos, mas Brasil amplia oferta de alimentos

No mesmo dia em que o Brasil anunciou a previsão de que colherá a maior safra agrícola de sua história em 2013, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) divulgou seu relatório anual sobre insegurança alimentar, alertando para a necessidade de se investir na agricultura. Segundo o relatório “Estado de Insegurança Alimentar Mundial 2012″, o mundo tem 868 milhões de subnutridos crônicos.
“O crescimento agropecuário é particularmente eficaz na redução da fome e da má nutrição. A maior parte dos extremamente pobres depende da agricultura e de atividades relacionadas para seu sustento. O crescimento agropecuário envolvendo os pequenos proprietários, especialmente mulheres, será mais eficaz na redução da pobreza extrema e da fome quando se aumentar o retorno sobre o trabalho e a geração de emprego para os pobres”, disse o relatório da FAO.

A organização aprimorou sua metodologia de cálculo de insegurança alimentar e concluiu que houve um progresso maior do que o anteriormente estimado nos últimos 20 anos. No período de 1990 a 1992, os países em desenvolvimento tinham 980 milhões de subnutridos, ante os 852 milhões calculados para o período 2010-2012. Ainda de acordo com o estudo, o impacto dos preços internacionais dos alimentos nos mercados domésticos foi menos acentuado do que o previsto inicialmente.

Mas a FAO alerta para o fato de que “a maior parte desse progresso ocorreu antes de 2007 e 2008”. Prova disso é que o número de subnutridos nos países em desenvolvimento está estável desde o período 2007-2009, em 852 milhões de pessoas – quase 15% da população mundial. É preciso considerar, no entanto, que a população dos países em desenvolvimento está crescendo, de forma que a manutenção do número de subnutridos – ainda que em patamares inaceitáveis – significa uma parcela menor da população total passando fome.

Nesse cenário, o crescimento da produção agrícola no Brasil torna-se ainda mais importante. Nesta terça-feira (9), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou sua primeira projeção para a safra de grãos 2012/13, prevendo um crescimento recorde da produção, para um patamar também recorde.

Segundo a Conab, ligada ao Ministério da Agricultura, o Brasil deverá colher entre 177,68 milhões e 182,27 milhões de toneladas de grãos na safra 2012/13. Esses volumes representam um crescimento entre 7,2% e 10% sobre a safra passada, que foi de 165,7 milhões de toneladas. Isso significa que o País deve acrescentar à produção mundial algo entre 11,96 milhões e 16,55 milhões de toneladas de alimentos em um só ano.

Com o mundo se esforçando para retomar a atividade econômica, a FAO alerta que apenas o crescimento econômico não é suficiente para reduzir a fome. Segundo o relatório, é preciso que os mais pobres participem do crescimento, e que o aumento da atividade econômica e agropecuária garantam uma melhor nutrição da população. A FAO também ressalta a importância de que haja mecanismos de proteção social para acelerar a redução da fome.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.