CI

Relatório da MP 113 deve sair em uma semana


O relatório sobre a Medida Provisória 113, que trata da venda da safra transgênica cultivada ilegalmente, pode sair na próxima semana. A MP tem de ser votada até o dia 11, pois a partir dessa data trancará a pauta da Câmara dos Deputados. Segundo o relator Josias Gomes (PT-BA), o esboço do relatório está pronto, só necessitando da opinião dos ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Casa Civil, José Dirceu, que serão ouvidos nos próximos dias. Gomes disse ontem (24-04) que o texto não deverá sofrer grandes modificações.

"Existe um compromisso de debate e condução deste tema aqui", disse o presidente da Câmara, João Paulo (PT-SP). Segundo ele, a MP 113 deve ser apreciada no plenário da Câmara no início de maio. O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, disse que não se pode desprezar a importância da transgenia. Segundo ele, houve grande evolução na área cultivada no mundo, de 1,7 milhão de hectares em 1996, para 58,7 milhões de hectares em 2002.

Para a presidente da Associação Nacional de Biossegurança, Leila Macedo Oda, os transgênicos podem ser uma alternativa de maior sustentabilidade do meio ambiente, com a redução de agrotóxicos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.