CI

Relatório da USDA aponta safra de 66,7 milhões de toneladas de soja nos EUA


As exportações norte-americanas, por sua vez, tiveram um pequeno incremento e agora são projetadas em 24,2 milhões de toneladas.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgou nesta quarta-feira (12) o seu relatório de oferta e demanda do mês de novembro. O número mais esperado era o da colheita norte-americana de soja, que agora é estimado em 66,7 milhões de toneladas. Ele ficou um pouco abaixo dos 67,2 milhões de toneladas do mês de outubro, mas dentro da expectativa dos observadores de Chicago. Esta é a quarta vez consecutiva que o USDA diminui a estimativa da safra 2003/04 dos EUA. A chamada indica estabilidade a ganhos de 2 pontos no pregão desta quarta-feira.

Dentro do quadro de oferta e demanda norte-americano, o USDA incrementou os números de exportação para 24,2 milhões de toneladas e reduziu o esmagamento para 40,4 milhões de toneladas. Com isso, o consumo total caiu para 68,2 milhões de toneladas. Na safra 2002/03, ele foi de 76 milhões de toneladas. Ou seja: o racionamento do consumo nos EUA nesta próxima temporada será de 7,8 milhões de toneladas. Os estoques finais da safra 2003/04 devem ficar em 3,4 milhões de toneladas, contra os 3,5 milhões de toneladas previstos no mês de outubro.

Dentro do quadro de oferta e demanda mundial, a principal novidade foi o incremento da estimativa de safra da Argentina de 37 para 38 milhões de toneladas. Para o Brasil, a expectativa continua em 60 milhões de toneladas. Por outro lado, o lado do consumo, o USDA prevê que as importações chinesas atinjam 22 milhões de toneladas nesta temporada 2003/04, contra 21,4 milhões de toneladas na safra anterior. Em outubro, o órgão previa 20,5 milhões de toneladas.

A produção mundial de soja é estimada em 200,5 milhões de toneladas – abaixo dos 202,6 milhões de toneladas do consumo mundial. Com isso, os estoques mundiais agora são projetados em 36,7 milhões de toneladas, contra 36 milhões de toneladas do mês de outubro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.