CI

Relatório sobre efeito estufa esbarra em terminologia

Cientistas e autoridades governamentais estão demorando para chegar a um consenso sobre o texto do relatório


Cientistas e autoridades governamentais estão demorando para chegar a um consenso sobre o texto do relatório internacional sobre aquecimento global a ser lançado nesta sexta-feira (02-02) em Paris. O problema, porém, não é o desacordo sobre a mudança climática, e sim as palavras usadas para qualificá-la.

Segundo Arthur Pedersen, representante da Holanda na conferência, discussões sobre redação podem atrasar o lançamento do documento. "Fizemos 30% do trabalho mas já usamos 60% do nosso tempo", disse. Há um debate, por exemplo, sobre como qualificar o grau de certeza sobre a culpa humana pela mudança climática. Alguns preferem chamá-la de "inequívoca", outros de "além de qualquer dúvida razoável".

Organizadores do evento incluíram duas sessões noturnas de reunião, nessa quarta e quinta-feira, para tentar ganhar tempo. O tema mais controverso, a taxa de aumento do nível do mar, só começou a ser discutido nessa quarta-feira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.