CI

Renovada parceria que estimula plantio de grãos após a colheita do tabaco no Estado


A propriedade dos produtores integrados Eliseu e Márcio Bierhals, em Canguçu Velho, interior do município de Canguçu, RS, sediou na manhã da terça-feira, 19, o lançamento do Programa Milho & Feijão Após a Colheita do Tabaco no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa, liderada pela Souza Cruz desde 1984, tem a expectativa de alcançar uma produção de 145 mil toneladas de grãos, com o envolvimento de 26 mil produtores em uma área plantada de 36 mil hectares.


Realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o programa incentiva o plantio de grãos após a colheita do tabaco como forma de diversificar a propriedade, aumentar a renda do produtor e contribuir para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida.

A solenidade de lançamento, marcada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica para execução do programa no Estado, reuniu mais de 200 convidados. A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, o superintendente do Ministério de Agricultura e Abastecimento, Francisco Signor, o presidente da Fetag, Elton Weber, o diretor Administrativo da Farsul, Francisco Schardong, além do prefeito de Canguçu, Gerson Nunes, e do deputado federal, Sérgio Ivan Moraes (PTB).

Em seu pronunciamento, o diretor de Tabaco da Souza Cruz, Dimar Frozza, destacou a visão da empresa, que há 110 anos busca pautar suas atividades em dois princípios. “O desenvolvimento de parcerias e o incremento da sustentabilidade na atividade rural são verdadeiros valores do nosso negócio”, destacou. Com mais de 30 mil produtores integrados na Região Sul do Brasil, a Souza Cruz incentiva o plantio da safrinha há 28 anos como alternativa para a diversificação da propriedade, ampliação da oferta de grãos e a maximização da renda do produtor integrado. “Desta forma, potencializamos a melhoria da qualidade de vida das famílias no campo, contribuindo para uma maior produção de alimentos e contando também com o tabaco como uma alternativa sustentável de diversificação agrícola”, frisou.


REGIÃO SUL

O evento de lançamento do Programa Milho & Feijão Após a Colheita do Tabaco em Canguçu, RS, foi o segundo dos três previstos para a Região Sul. Amanhã, o lançamento ocorre em São Miguel do Oeste (SC). O primeiro lançamento ocorreu em Piên (PR), dia 15. Nos três estados, o programa tem a expectativa de produzir de 383 mil toneladas de grãos, com o envolvimento de 71,5 mil produtores, em uma área plantada de 105 mil hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.