CI

Repelente do transmissor do greening é esperança de citricultores

Odor da goiabeira repele psilídeo Diaphorina citri


por

Durante os últimos quatro anos, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) vem desenvolvendo uma pesquisa Matão-SP, onde observou que o inseto transmissor do greening é repelido pelo odor da goiabeira.  Após testes em laboratório, foi confirmado que quase a totalidade da população do psilídeo
Diaphorina citri foge de perto da planta para outro lugar com ar puro.

A iniciativa surgiu após ser constatada a baixa incidência de greening em pomares no Vietnã, onde goiabeiras eram plantadas intercaladas com árvores cítricas. Já no Brasil, após observarem os pomares intercalados em Matão, o estudo foi levado para laboratório.

Um dos testes realizados consiste em um espaço fechado com quatro entradas de ar. Mesmo quando apenas uma das entradas exalava ar puro e as outras três, o odor da goiabeira, os psilídeos fugiam do aroma da fruta e se locomoviam para o ar puro.

Segundo o pesquisador André Signoretti, o objetivo do estudo agora é identificar os componentes presentes na goiabeira que repelem o inseto para desenvolver um repelente. Ele ressalta que plantar goiabeiras intercaladas não é totalmente eficaz, além de não ser viável. Entretanto, um inseticida à base desses componentes seria uma forma de diminuir a aplicação de defensivos químicos e ainda aumentar a eficiência do controle da doença.


Transgenia
Outra possibilidade levantada é a modificação genética para que as plantas de citros liberem o odor da goiabeira. Ao invés de atrair o inseto com seu aroma natural, a planta enganaria o inseto, que seria repelido pelo cheiro de goiaba.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.