CI

Representantes da Emater/RS-Ascar e da cooperativa Sicredi realizam reunião

O evento contou com a participação de extensionistas e operadores de crédito das 21 unidades que integram o escritório regional da Cooperativa.


Representantes da Emater/RS-Ascar e da cooperativa Sicredi Ouro Branco, de Teutônia, estiveram reunidos na última terça-feira (28/06), com o objetivo de alinhar as ações e qualificar a aplicação do crédito como ferramenta para implantação de políticas públicas e para o fortalecimento das atividades no meio rural, tendo por base o desenvolvimento sustentável. O evento foi realizado na sede dos colaboradores da Sicredi, na localidade de Boa Vista Fundos, e contou com a participação de extensionistas e operadores de crédito das 21 unidades que integram o escritório regional da Cooperativa.

Como pontos de pauta estiveram as fontes de recursos para a cooperativa, os números relativos as safras do biênio 2015/2016, os alinhamentos relativos as operações de custeio e investimento, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o uso do sistema de coordenadas geodésicas. Ao coordenador do Centro de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa) da Emater/RS-Ascar,Maicon Berwanger, coube apresentar os detalhes relativos ao acordo de cooperação entre ambas as entidades, que possibilita a agricultores associados da cooperativa, a participação em cursos e formações com descontos especiais.

Para o assistente técnico regional (ATR) da Emater/RS-Ascar na área de Organização Econômica, Paulo Conrad, as reuniões com representantes do Sicredi são importantes, uma vez que a integração certamente representará uma qualificação do trabalho. "Nesse caso, o maior beneficiado do processo será o agricultor familiar que passa a ter as informações corretas a respeito das operações relacionadas ao crédito rural", analisa. Para Conrad, os encontros também visam a superar dificuldades encontradas e para alinhar o discurso, para que este seja o mais uniforma possível.

A importância do crédito para a região pode ser traduzida em números, já que, somente em 2015, foram 4.552 projetos encaminhados pela Emater/RS-Ascar que aportaram para os 55 municípios dos vales do Taquari e Caí, cerca de R$ 150 milhões. ?Para este ano, a projeção é de que mais de 4,6 mil projetos sejam contratados?, salienta outro ATR da área de Organização Econômica da Emater/RS-Ascar, Alano Tonin. "E nunca é demais lembrar que um bom projeto de crédito pode representar, inclusive, a continuidade das atividades para as famílias rurais, com renda, melhoria de condições de trabalho e aumento da qualidade de vida", observa o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli.

O evento contou ainda com a presença do presidente da cooperativa Sicredi Silvio Landmeier, do diretor executivo Neori Abel, do gerente regional de Desenvolvimento Tales Souza e do analista de crédito Gilnei Silveira. Para esta quinta-feira (30/06), está marcada a segunda reunião envolvendo ambas as entidades no Vale do Taquari. O evento ocorre no CTG Querência do Arroio do Meio, a partir das 18h. Na próxima segunda-feira (04/07), o evento na sede da Sicredi, em Lajeado, a partir das 17h fecha a rodada de reuniões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.