CI

Representatividade de classe e política são temas dos últimos módulos da Academia de Liderança

O projeto é desenvolvido pela Famato e pelo Senar-MT e tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social do agronegócio e fortalecer as lideranças sindicais.

O último encontro da Academia de Liderança – turma 2015/2016 começou quarta-feira (15/06) em Brasília. O projeto é desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social do agronegócio, além de formar e fortalecer as lideranças sindicais como agentes de mudança que assumam papel ativo em suas comunidades.
 
Na capital Federal, os 36 participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor a estrutura de representação da classe produtiva e a importância das articulações políticas. O encontro, realizado na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), contou com a participação do presidente da entidade, João Martins.
 
Para Martins, só é possível organizar a produção agropecuária do Brasil se os produtores estiverem organizados. "No meu entendimento a melhor instituição para exercer esse papel de organizar o produtor é o sindicato rural. Por isso, é importante termos um sindicalismo forte e consciente da sua responsabilidade, com lideranças jovens que promovam esse progresso".
 
Este é o 7º módulo da Academia de Liderança, que também contou com a participação do presidente do Sistema Famato/Senar Rui Prado, do diretor de Relações Institucionais Rogério Romanini, do superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio e do superintendente Técnico da CNA Bruno Lucchi.
 
A importância de construir talentos para o agro foi tema da palestra do superintendente do Senar-MT Otávio Celidonio. O superintendente Técnico da CNA Bruno Lucchi apresentou as diversas frentes e projetos que a entidade trabalha. O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, destacou que o objetivo do módulo é que os líderes e futuros líderes sindicais da agropecuária mato-grossense conheçam a estrutura sindical e saibam como podem usar essa estrutura a favor da classe.
 
"Pela legislação o nosso sistema representa toda a categoria. Por exemplo, os sindicatos rurais representam os produtores em âmbito municipal, as federações em âmbito estadual e a confederação na esfera nacional. Portanto, a responsabilidade de vocês que estão fazendo a academia é muito grande, pois serão vocês que irão tomar decisões que vão afetar a todos os produtores", explicou o presidente.
 
O participante de Castanheira, Raphael Nogueira, acredita que conhecer esse sistema faz toda a diferença na representatividade da classe. "Às vezes um produtor ou presidente de sindicato, principalmente do interior, não conhece o sistema por completo. Programas como a Academia da Liderança nos proporcionam esse entendimento".
 
A política também foi tema deste 7º módulo da academia. O Diretor Executivo do Instituto Pensar Agro (IPA), João Henrique Hummel, explicou aos participantes qual a função do instituto e como é o trabalho de articulação política com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).  O presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, e o coordenador-geral de Grãos, Fibras e Oleaginosas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Silvio Farnese também participaram da segunda parte do módulo. O encerramento ficou por conta do diretor de Relações Institucionais da Famato Rogério Romanini que fez uma apresentação das ações e projetos da Famato.
 
Nesta quinta-feira (16/06), será realizado o 8º módulo da academia que contará com visitas guiadas ao Congresso Nacional e ao IPA. Na sexta-feira (17/06) acontecerá, em Cuiabá, a última etapa do módulo que terá como tema "Pensamento Estratégico para Líderes" e em seguida será feita uma cerimônia de encerramento da turma com entrega dos certificados.
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.