CI

Reprodutores Hereford e Braford começam a ser testados a campo dia 29/09

O cronograma prevê a segunda pesagem para o dia 27.10.16


Já tem data marcada a primeira pesagem da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford – PAC, edição 2016/2017. Será dia 29 de setembro, nos campos da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), quando a genética nacional HB voltará a brilhar com ganhos médios de peso diários surpreendentes.

A atividade é fruto de uma parceria da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen) da Embrapa Pecuária Sul, e tem como objetivo comparar, dentro de um mesmo ambiente físico, reprodutores de diferentes criatórios do sul do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores em termos de genética, para produção de carne em sistema de pastejo.

A 13ª edição da prova na raça Hereford e a 22ª da raça Braford contará com a participação de 34 animais – 16 Touros Hereford e 18 Touros Braford – oriundos de 14 criatórios: Estância da Tamanca, Estância Guatambu, Wolf Genética; Agropecuária Sereno Ltda; Estância São Bento do Verde; Estância Rio Negro; P. A. P. Namur Paixão Suñé; Estância do Bolso; Fazenda Santa Tereza; Agropecuária São Pedro; Estância São Manoel; Estância Silêncio; Cabanha São Fernando e Dona Genoveva.

Os animais – que já se encontram em Bagé – permanecerão nos campos experimentais por cerca de oito meses, convivendo em um mesmo ambiente e com a mesma oferta de alimentos, tornando possível avaliar quais são superiores a partir de parâmetros pré-estabelecidos. Conforme o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja, eles serão avaliados na capacidade individual de ganho de peso, bem como no conjunto de características que agem diretamente sobre a eficiência individual dos reprodutores das raças HB.

Roberto Silveira Collares, coordenador da Prova pela Embrapa Pecuária Sul, informou que os animais estão bem adaptados, em excelente pastagem de azevem.  “Dia 22 deste mês realizamos a pesagem de chegada e os animais da raça Hereford alcançaram peso médio de 304,058 quilos. Já os exemplares da raça Braford atingiram peso médio de 288,352 quilos”, afirmou.

O cronograma prevê a segunda pesagem para o dia 27.10.16. A terceira está prevista para o dia 24.11.16; a quarta, dia: 22.12.16; quinta, dia: 19.01.17; sexta, dia 16.02.17, e sétima, dia: 16.03.17.  Após a última pesagem serão realizados os exames Andrológicos e Perímetro Escrotal. A Avaliação Morfológica dos animais com os técnicos credenciados pela ABHB virá na sequência, assim como a avaliação de Área de Lombo e Espessura de Gordura Subcutânea. Por fim, a avaliação da Eficiência Alimentar CAR, quando os animais serão suplementados a campo por mais 56 dias, sem custos adicionais aos participantes.

Edição anterior
A 12º edição da PAC Hereford foi vencida pela Wolf Genética, de Dom Pedrito (RS), com o Touro tatuagem 5632. O animal atingiu ao final da avaliação quase meia tonelada, totalizando 499,667 Kg, apresentando ganho médio diário (GMD) de 1,167 Kg. A prova contou com a participação de 15 touros Hereford, consagrando três animais como elite e quatro como superiores.
 
Quem levou a melhor na 21ª edição da raça Braford, foi o Touro Tatuagem 4128, de propriedade da Fazenda Santa Tereza, Sucessão Dário Silva Azambuja, de Arambaré (RS), fechando a prova com 585,964 Kg.  O grande vencedor totalizou GMD de 1,185 Kg e garantiu a classificação de elite, abrindo perspectivas de marketing para o administrador e responsável técnico da Fazenda Santa Tereza, Paulo Azambuja. A prova contou com a participação de 14 touros Braford, resultando em três animais elite e três superiores.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.