Republica Checa bane mercados de aves e proíbe avicultores de manter animais soltos
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
PECUÁRIA

Republica Checa bane mercados de aves e proíbe avicultores de manter animais soltos

Medida ocorre após a detecção de novos casos de influenza aviária no sul do país
Por:

O Ministério da Agricultura da República Checa fechou na terça-feira (26) os mercados de aves e de exposições e proibiu os avicultores de manter planteis de aves do lado de fora, após a detecção de novos casos de influenza aviária no sul do país.

Veterinários confirmaram a presença do vírus altamente patogênico, do sorotipo H5N8, em sete patos e cisnes selvagens perto da cidade de Ceske Budejovice e no distrito de Pisek, ao sul de Praga, somando-se aos casos anteriores em cisnes selvagens e em um rebanho de aves domésticas detectado na semana passada.

O ministério disse que também está colocando limites na movimentação de aves e na venda de aves de grandes granjas registradas para pequenos criadores.

A proibição de manter os planteis soltos se aplica a granjas de maior porte. O ministério exortou todos os tratadores a se certificarem de que as aves de produção não entrem em contato com pássaros selvagens.

A gripe H5N8 é letal para as aves, mas não é conhecida por ser transmissível aos humanos. Tem se espalhado rapidamente na Europa, colocando a indústria avícola em alerta depois que surtos anteriores levaram ao abate de dezenas de milhões de aves.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink