República Tcheca detecta gripe aviária

ALERTA

República Tcheca detecta gripe aviária

Europa teme novo surto
Por: -Leonardo Gottems
624 acessos

Uma gripe aviária altamente contagiosa foi confirmada em uma fazenda tcheca, disseram autoridades no sábado, depois que um sindicato agrícola francês alertou sobre o risco de um novo surto na Europa. A autoridade tcheca Petr Vorlicek disse que "o subtipo H5N8, altamente patogênico, letal para aves" foi encontrado em uma pequena fazenda a 150 quilômetros a sudeste da capital, Praga. 

Vorlicek, porta-voz da Administração Veterinária do Estado (SVS), disse que a infecção na fazenda em Stepanov nad Svratkou provavelmente foi importada por aves aquáticas selvagens. O SVS, que afirma que o H5N8 nunca se espalhou para os seres humanos, disse que a fazenda criou três patos e 12 galinhas, das quais seis infectadas pelo vírus morreram em dois dias. 

Os animais restantes na fazenda foram abatidos no sábado pela manhã, disseram os veterinários. "Criaremos ... uma área protegida de dez quilômetros (seis milhas) ao redor da fazenda", acrescentou o chefe da SVS, Zbynek Semerad. 

A união agrícola francesa, Coordination rurale, disse sexta-feira que o H5N8 foi detectado nas últimas semanas em fazendas na Polônia, Eslováquia, Hungria e Romênia, bem como entre aves selvagens na Polônia. Ela alertou as autoridades para interromperem urgentemente as remessas de países infectados e alertarem os agentes aduaneiros sobre o risco. 

A entidade também lembrou como as fazendas francesas de aves e os produtores de foie gras foram severamente afetados pela epidemia de 2017, quando milhões de aves foram abatidas na Europa. O vírus da gripe H5N1 pode ser transmitido das aves para o homem, mas é difícil ser transmitido entre humanos. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink