CI

Resíduos de óleo e gás podem suprimir imunidade das plantas

Indústria do petróleo pensava em reciclar esses resíduos


Foto: Marcel Oliveira

Os resíduos de óleo e gás da extração de petróleo podem suprimir o sistema imunológico das plantas, segundo uma pesquisa da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos. De acordo com Anne Manning, pesquisadora da universidade, a prática é lucrativa mas tem um preço alto. 

“Para cada barril de petróleo, a extração de petróleo e gás também produz cerca de sete barris de águas residuais, que consistem principalmente em águas subterrâneas naturais que são extraídas juntamente com combustíveis fósseis. São cerca de 2 bilhões de galões de águas residuais por dia. Empresas, formuladores de políticas e cientistas estão procurando novas estratégias para lidar com essas águas residuais. Uma das ideias mais tentadoras é reciclá-lo para irrigar as plantações de alimentos, dada a falta de água no Ocidente”, indica. 

No entanto, esse novo estudo acabou interrompendo essa ideia, já que esses resíduos podem ser prejudiciais para as plantas. “A ideia de usar essa água para irrigação levou a estudos que provam coisas como rendimento de colheitas, saúde do solo e absorção de poluentes pelas plantas, especialmente porque a água produzida é frequentemente rica em sais e sua química varia Muito de uma região para outra”, completa.  

Usando o sequenciamento genético quantitativo de última geração, os cientistas determinaram que as plantas irrigadas com a maior concentração de água produzida tiveram mudanças significativas na expressão dos genes que as plantas normalmente usam para combater infecções. Seu estudo não determinou exatamente quais substâncias na água produzida se correlacionam com a imunidade suprimida. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.