CI

Resistência microbiana tem programa de prevenção do MAPA

O objetivo é prevenir, diagnosticar e controlar a resistência aos antimicrobianos na agropecuária


O Ministério da Agricultura acaba de instituir o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos na Agropecuária – AgroPrevine. Instrução Normativa a respeito, de número 41 e datada de 23 de outubro de 2017, está sendo publicada na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União.

Conforme o MAPA, considerando o conceito de Saúde Única, que estabelece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, o AgroPrevine visa ao “fortalecimento das ações para prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária, por meio de atividades de educação, vigilância e defesa agropecuária”.

Dentro do objetivo de prevenir, diagnosticar e controlar a resistência aos antimicrobianos na agropecuária, o AgroPrevine promoverá as seguintes atividades relacionadas aos objetivos e intervenções estratégicas estabelecidos no Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos:

I - educação sanitária;
II - estudos epidemiológicos;
III - vigilância e monitoramento da resistência aos antimicrobianos;
IV - vigilância e monitoramento do uso de antimicrobianos;
V - fortalecimento da implementação de medidas de prevenção e controle de infecções; e
VI - promoção do uso racional de antimicrobianos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.