CI

Resultado aparece na hora da colheita

Com o cultivo do algodoeiro com menores espaçamentos, o principal reflexo deverá ser verificado na hora da colheita


Com o cultivo do algodoeiro com menores espaçamentos, o principal reflexo deverá ser verificado na hora da colheita. O que deve ser respondido é se a qualidade da fibra produzida com este tipo de cultivo atingirá os mesmos níveis de qualidade obtidos com os espaçamentos tradicionais, devido à utilização de um tipo diferenciado de colheitadeira. Também se a redução de custo obtida com o manejo garantirá um aumento na receita líquida na hora da comercialização da fibra que garanta a introdução deste sistema.

“Dessa forma, não basta apenas a introdução de uma nova tecnologia para os atuais moldes produtivos brasileiros, visando simplesmente à diminuição de custos produtivos, com técnicas utilizadas em outros países e apenas transferidas para os campos produtivos nacionais. Há a necessidade de uma melhor verificação dos fatores inerentes à utilização de tal técnica, para somente assim ser utilizada em mais ampla escala”, lembra o agrônomo Sérgio Lima.

Segundo ele, na atual crise um bom manejo da cultura, a compra de defensivos em grande quantidade ou através de associação de produtores e cooperativas que diminuam o preço unitário e a utilização consciente de técnicas de cultivo da cultura e defensivos para o controle de pragas e doenças ainda são as ferramentas mais adequadas. Porém, a introdução consciente de novas técnicas produtivas é sempre importante para garantir a sustentabilidade da cultura.

CULTIVARES - O algodão adensado é indicado em casos onde há a possibilidade de colheita adequada, quando há disponibilização de cultivares adaptadas a esta mudança de espaçamento e quando produtores buscam menores custos de colheita para diminuir suas despesas finais, além de obter maiores produtividades.

Além disso, o algodoeiro é uma cultura que requer utilização de reguladores de crescimento, sendo bastante influenciado pelo espaçamento, devendo ser levado em consideração este item no manejo da cultura. Devido ao maior “fechamento” da lavoura, pode ser verificada maior dificuldade de penetração de defensivos na hora do manejo de pragas e doenças, o que deve ser acompanhado com cuidado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.