Resultado da campanha antiaftosa no PR sai em janeiro
CI
Agronegócio

Resultado da campanha antiaftosa no PR sai em janeiro

Os resultados parciais indicam que pelo menos 94% dos bovinos e bubalinos foram vacinados
Por:

Os resultados parciais da campanha de vacinação contra aftosa realizada entre 1.º e 20 de novembro indicam que pelo menos 94% das 10 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos foram vacinadas, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná. “Estamos visitando criadores que não confirmaram vacinação, o que deve elevar esse percentual”, disse ontem o chefe da Defesa Sanitária Animal na Seab, Alvarez Cherubini. Ele previu que os números finais vão sair em janeiro. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) espera o relatório do Paraná até dia 5 do próximo mês.

A meta da campanha, anunciada pelo governo estadual, era atingir 100% do rebanho. Não houve prorrogação da vacinação, mas entre 20 e 30 de novembro os criadores puderam comprar e aplicar o medicamento sem pagar a multa de R$ 76,45 por animal. Agora, quem recebe os fiscais e não apresenta notas fiscais enfrenta autuação, com a possibilidade de recorrer.

Na fase de maio, a campanha de vacinação atingiu 97% do rebanho e cerca de 95% das 212 mil propriedades com criação. Essa proporção é considerada boa pelos técnicos da Seab, mas a meta teria sido elevada como forma de chamar a atenção do mercado internacional para a abrangência das medidas sanitárias.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink