Resultado de análise sobre transgênico em soja do RS não tem previsão para ser divulgado


Agronegócio

Resultado de análise sobre transgênico em soja do RS não tem previsão para ser divulgado

Por:
2 acessos

Ainda não há data para a divulgação dos exames de transgenia das amostras de soja coletadas pela Polícia Federal em indústrias e cooperativas da região Norte do Rio Grande do Sul. A investigação, feita a pedido do Ministério Público Federal, vai resultar na apreensão dos grãos em que for constatada a presença de transgênicos. O procurador da República em Passo Fundo, Juarez Mercante, disse ontem (17-02) que, tão logo a Polícia Federal conclua o inquérito, os estabelecimentos que mantinham produtos transgênicos em seus depósitos serão denunciados à Justiça.

Conforme Marcante, desde 1997 o Ministério Público Federal de Passo Fundo vinha denunciando agricultores pelo plantio de grãos transgênicos. Alguns destes processos ainda tramitam na Justiça e em pelo menos um deles já houve sentença condenando o produtor. A pena para o crime é de um a três anos de prisão. O superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Rubens Fockink, disse ontem que a PF vai se ater aos pedidos requisitados pelo Ministério Público. "Não vamos promover uma devassa nem caça às bruxas no caso dos transgênicos", disse Fockink.

Para o superintendente, a partir de agora a PF vai se abster de comentar a investigação devido à polêmica do caso e porque está sub júdice. Porém Marcante afirmou que as investigações vão prosseguir e que a PF vai apreender toda a soja que os exames comprovarem ser transgênica. "A lei proíbe e a fiscalização sobre os produtos transgênicos também é atribuição da Polícia Federal", observou Marcante.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink