CI

Resultados dos ensaios de milho, soja e sorgo serão apresentados na Agrobrasília

Os diferentes tipos de cultivares de milho e soja apresentam características diferentes


O plantio de ensaio de milho, soja e sorgo já é uma característica e um diferencial da Agrobrasília, que chega à sua 4° edição. Este ano, 15 empresas foram avaliadas, totalizando 64 tipos de cultivares. Para 2011, serão analisados 26 cultivares de milho, 13 de soja e 9 híbridos de sorgo. Esta ação tem como objetivo identificar as que mais se adaptam ao tipo de solo e clima da região, além de verificar as cultivares que apresentam maior potencial de produção para o produtor.

Os diferentes tipos de cultivares de milho e soja apresentam características diferentes. Assim, o ensaio possibilita comparar o plantio direto do convencional com o de rotações de culturas, quanto à produtividade e rentabilidade para o produtor. O ensaio visa implantar a cultura de pré-plantio, gerando melhor produtividade das lavouras e alimentos mais saudáveis, resultando numa economia para o produtor.

Segundo o coordenador do Parque Ivaldo Cenci, Carlos Vitor Silva, desta vez, o plantio foi realizado no mesmo período que os produtores começam a plantar. Isso possibilita avaliar os melhores híbridos. “Quando plantamos em 2009 para apresentar na Agrobrasília 2010, houve um atraso do início do plantio devido à falta de chuvas. Desta vez, como os produtores já haviam plantado, conseguimos adiantar e agora teremos um resultado melhor”, afirma.

O primeiro cultivar a ser plantado foi o milho, na primeira quinzena de novembro, e em seguida a soja, na segunda quinzena. O plantio do sorgo está programado para 15 de janeiro de 2011. A colheita será em abril e a divulgação dos resultados ocorrerá na Agrobrasília, programada para o período de 17 a 21 de maio de 2011.

Os produtores que visitarem a Feira conhecerão os resultados e os benefícios de cada cultivo. Carlos ressalta que muitos produtores esperam esse resultado para definir o material que será comprado para as próximas lavouras. “Os ensaios dos plantios podem ser considerados uma espécie de vitrine tecnológica, pois em cada cultivo será analisada a ocorrência de ervas daninhas, pragas e moléstias”, destaca.

A Agrobrasília 2011 é uma realização da Cooperativa Agropecuária da Região do DF (Coopa-DF), com a coordenação e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-DF).

Serviço:
 
Agrobrasília 2011 (Feira de Tecnologias e Negócios) – Entrada franca
Data: 17 a 21 de maio de 2010
Horário: das 9 h às 18 h
Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF. BR-251, Km 5, Brasília-DF, sentido Brasília-Unaí (MG).
Site: www.agrobrasilia.com.br

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.