CI

Retrospectiva 2018

Ano começou muito bem para os pequenos produtores com a legalização das primeiras vinícolas de pequeno porte


Vinho colonial

O ano começou muito bem para os pequenos produtores com a legalização das primeiras vinícolas de pequeno porte. A conquista foi fruto de um trabalho realizado desde 2010 por oito instituições, com a articulação da Embrapa Uva e Vinho (RS), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS-Ascar).

A equipe técnica da Embrapa também esteve envolvida em diversas ações como o Festival do Vinho Colonial de Bento Gonçalves. E, de forma inovadora, na capacitação de  produtores de vinho colonial e suco de uva que participaram do Concurso de Produtos da Agroindústria familiar, realizado durante a Expointer, o que com certeza servirá de modelo para outros produtos da feira.

Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’

Foi um ano movimentado para o Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’. Em Fevereiro foram comemorados os 40 anos do Programa, com direito à exposição de resgate histórico e lançamento de página temática no Portal. Mas a verdadeira celebração ocorreu no mês de maio, quando a equipe do Melhoramento e a Chefia da Embrapa Uva e Vinho foram homenageados pelo setor produtivo do Submédio do São Francisco, em reconhecimento ao diferencial que as cultivares desenvolvidas pela Embrapa estão oportunizando à região.(). Tem ainda muitas outras novidades, que logo serão divulgadas.

Boas Práticas na Produção de Uva

Após dez anos de trabalho de uma grande equipe, foram certificados os primeiros vinhos brasileiros em boas práticas na produção (). Para facilitar o acesso às informações, foi lançada uma página temática da Produção Integrada de Uva para Processamento.

Em dezembro, foi necessário montar uma estrutura externa para receber os mais de duzentos produtores e técnicos que participaram do 1º Seminário do PAS – Uva para Processamento, realizado através de uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin),  Sebrae-RS, Senar-RS e Embrapa.

Zoneamento Agrícola de Risco Climático para uva (ZARC Uva)

Com a liderança da Embrapa, foi validada pelo setor produtivo a nova versão  do Zoneamento Agrícola de Risco Climático para uva (ZARC Uva). A proposta é que todos os municípios, com exceção dos localizados na região litorânea, sejam contemplados. ().

Embrapa & Escola

Temas como desperdício de alimentos, agregação de renda à produção de frutas, produção de mudas, trabalho cooperativo das formigas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propiciaram um ambiente de discussão e reflexão para os mais de mil estudantes que circularam na sede da Embrapa. Uma edição perfeita para comemorar os 18 anos do Programa!

Compartilhando conhecimento na Serra Gaúcha

Agora os usuários das linhas que circulam pelo interior de Bento Gonçalves já podem aproveitar a viagem para ler materiais técnicos disponibilizados pela Embrapa, a partir do projeto  'Cultura no Ônibus’.  A iniciativa deu tão certo que foi levada para o Instituto Federal de Bento Gonçalves.

Produzindo morangos

O repasse de orientações técnicas de como controlar uma pequena mosca orginária do Japão, a Drosophila suzukii, fez a diferença para os produtores de Feliz (RS).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.