CI

Reunião de pesquisa de milho e sorgo será unificada na Região Sul

Grupo de instituições dedicado a condução de pesquisas com milho e sorgo na Região Sul decidiu pela fusão das reuniões técnicas promovidas em cada estado


O grupo de instituições dedicado a condução de pesquisas com milho e sorgo na Região Sul decidiu pela fusão das reuniões técnicas promovidas em cada estado. A próxima edição, prevista para agosto de 2019, recebe o nome de 1ª Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo.

As reuniões técnicas são constituídas como fórum para debates em ciência, tecnologia e extensão rural. Reúnem, anualmente, profissionais ligados aos diferentes segmentos das cadeias produtivas do milho e do sorgo, promovendo o intercâmbio de informações e resultados de pesquisa, além de direcionar as prioridades de pesquisa para cada estado. O principal produto das reuniões é a publicação Indicações Técnicas para o Cultivo de Milho e de Sorgo, que orienta a assistência técnica com informações sobre o sistema produtivo, como indicação de cultivares, zoneamento agrícola, operações de semeadura e colheita, adubação, controle de doenças e pragas, entre outros.

Os encontros começaram no Rio Grande do Sul, com as Reuniões Técnicas de Milho e de Sorgo realizadas anualmente a partir de 1975, com a realização da 20ª edição do evento, que até então não tinha uma periodicidade definida. Apesar dos eventos discutirem as duas culturas, milho e sorgo ainda contavam com numeração separada, assim, em 2017, no Rio Grande do Sul foi realizada a 62ª Reunião Técnica Anual de Pesquisa do Milho e 45ª Reunião Técnica Anual de Pesquisa do Sorgo. Em Santa Catarina, foi realizada a 10ª Reunião Técnica Catarinense de Milho e Feijão. No Paraná, é realizada a Reunião Técnica sobre a Cultura do Milho Safrinha, que não contempla o milho 1ª safra cultivado na região fria, ao Sul do Paraná. “A diversidade de eventos dificulta a participação dos técnicos em todas as reuniões e a apresentação de trabalhos científicos, dispersando colaboradores e recursos”, explica a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Jane Machado.

Para somar esforços, o grupo de pesquisadores decidiu começar agora a organização da 1ª Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo, com data marcada para 12 a 15 de agosto de 2019, em Chapecó, SC. A programação deverá promover discussões sobre o abastecimento de grãos na Região Sul e o uso de milho e sorgo na produção de silagem.
Diversas instituições que trabalham com pesquisa e assistência técnica em milho e sorgo foram convidadas a participar da comissão organizadora, entre elas Epagri; EMBRAPA; IFRS; EMATER/ASCAR-RS; SEAPI-RS; UTFPR; IAPAR; UDESC; SETREM; UFRGS; UNICENTRO; EMATER-PR e UFFS.

Cenário do milho

O milho é cultivado em praticamente todo o território nacional, sendo que 46% da produção concentra-se na Região Centro-oeste, 21% na Região Sul, 16% no Nordeste, 13% no Sudeste e 4% no Norte (CONAB, 2018).  A produção de milho no Brasil tem-se caracterizado pela divisão da produção em duas épocas de plantio. Os plantios de verão, ou primeira safra, são realizados na época tradicional, durante o período chuvoso, que varia entre fins de agosto, na Região Sul, até os meses de outubro/novembro, no Sudeste e Centro-Oeste (no Nordeste, esse período ocorre no início do ano). Mais recentemente, tem aumentado a produção obtida na chamada “safrinha” ou segunda safra. A “safrinha” se refere ao milho de sequeiro, plantado extemporaneamente, em fevereiro ou março, quase sempre depois da soja precoce, predominantemente na região Centro-Oeste e nos estados do Paraná e São Paulo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.