CI

Reunião de técnicos do Mercosul discute padronização de regras fitossanitárias


O coordenador-geral de Acordos de Integração do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eduardo Sampaio Marques, participa nesta quarta-feira (26-05) da Reunião do Sub-Grupo 8 do Mercosul, em Buenos Aires. No encontro, os técnicos do bloco vão ajustar as regras sanitárias e fitossanitárias para harmonizar o comércio entre os países membros. “Sem padronização, não há comércio”, afirmou Marques.

Na pauta, estão apresentações das comissões de saúde animal e vegetal, sementes e do grupo de trabalho permanente de quarentena vegetal. Outro assunto que será discutido durante o encontro é a negociação entre o Mercosul e a União Européia na área de comércio agrícola. Na semana passada, o Mercosul entregou a União Européia uma nova oferta de produtos e serviços. A União Européia é o principal destino das exportações do agronegócio brasileiro. Em 2003, as vendas para o bloco alcançaram US$ 11, 1 bilhões.

Segundo Marques, outro ponto importante a ser discutido é o efeito de políticas agrícolas sobre o comércio entre os países-membros. “O importante não é criar uma política agrícola comum, mas neutralizar os efeitos de políticas nocivas aos negócios entre os países do bloco” disse o coordenador-geral de Assuntos de Integração do Mapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.