CI

Reunião definirá vacinação antiaftosa do gado da Ilha do Bananal

De acordo com dados da última vacinação realizada em agosto de 2008, cerca de quatro mil animais devem ser vacinados, provavelmente a partir do dia 10


A Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - se prepara para o início de mais uma etapa de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal. Nesta terça-feira, dia 4, ocorrerá uma reunião entre representantes da Agência e da Funai - Fundação Nacional do Índio para definir a data de entrada dos fiscais na Ilha para a imunização dos animais. O encontro será realizado no escritório da Adapec de Formoso do Araguaia, a 327 km de Palmas, a partir das 14h.

De acordo com dados da última vacinação realizada em agosto de 2008, cerca de quatro mil animais devem ser vacinados, provavelmente a partir do dia 10, já que os rios que cercam a Ilha continuam cheios. “Todos os anos nossos técnicos entram na Ilha para garantir a vacinação de todos os animais existentes no local. Como a região fica alagada a maior parte do ano, precisamos esperar os rios baixarem para podermos transitar sem problemas”, informa o presidente da Adapec, Humberto Camêlo.

Por se tratar de uma área de preservação ambiental e indígena é proibida a permanência de gado no local, salvo se pertencerem às aldeias. Em outubro de 2008, foi finalizada a operação de retirada de animais de retireiros da Ilha. Ao todo, 96.819 animais que estavam ilegalmente na Ilha foram vacinados e transportados para outros locais.

A Adapec, assim como ocorria nos outros anos, custeará a vacina e o material necessário para a execução dos trabalhos, como agulhas, pistolas e aparelhos de GPS. “Temos o compromisso de colaborar com a sanidade do rebanho e a manutenção do status de zona livre da febre aftosa com vacinação do Tocantins, por isso a ação estratégica de imunização no local”, explica Camêlo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.