CI

Reunião discute tecnologias para hortaliças em Arapiraca, AL

Gestores discutem produção de hortaliças


Foto: Marcel Oliveira

O chefe-geral da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), Warley Nascimento, participou, na quarta (15), de reunião com o prefeito de Arapiraca, AL, Luciano Barbosa. O encontro contou, também, com as presenças das pesquisadoras Flávia Teixeira, da Embrapa Hortaliças, e Patrícia Silva, da Universidade de Brasília (UNB), além do pesquisador Antônio Santiago, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE).

Em pauta, ações de pesquisa e transferência de tecnologia para incrementar a produção de hortaliças no município do Agreste Alagoano com grande vocação agrícola.

Participaram do encontro, também, o secretário municipal de Agricultura, Hibernon Cavalcante, e os engenheiros-agrônomos Manoel Henrique e Márcio Santos, além dos vereadores Rogério Nezinho, Léo Saturnino, Fábio Henrique, Vicente do Remédio, Márcio Marques, Sérgio do Sindicato, Adriano Targino, Márcio do Canaã, Edvânio do Cangandu, Fabiano Leão e Pablo Fênix.

Durante a reunião de trabalhos, o prefeito Luciano Barbosa falou das ações desenvolvidas no apoio à agricultura familiar em Arapiraca. “O trabalho com a Embrapa dará um salto qualitativo no setor, que tem sua base em minifúndios”, destacou o prefeito, citando os casos de sucesso do Cinturão Verde e do Projeto Amanhã, com a produção de hortaliças e leguminosas.

O chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, por sua vez, disse que a empresa tem muito a contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias no campo em Arapiraca.

“Vamos avançar nas tratativas, com outros parceiros, a exemplo de universidades, Sebrae, governo estadual, para que possamos alavancar a cadeia produtiva de hortaliças na região”, salientou.

O secretário municipal de Agricultura, Hibernon Cavalcante, revelou na reunião que Arapiraca detém 80% de toda produção em mais de cinco mil hectares de área plantada nos municípios do Agreste.

“Essa parceria é fundamental para que possamos apoiar ainda mais os pequenos e médios produtores rurais, gerar mais renda no campo e fortalecer a economia de Arapiraca”, completou.

A Embrapa vem há muitos anos atuando em parceria com o Governo do Estado e prefeituras de diversos municípios de Alagoas para promover avanços tecnológicos em prol da agricultura alagoana, com destaque para as pesquisas com cana-de-açúcar, grãos como milho e soja, mandioca e sistemas de Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF) adaptados à região.

Recentemente, a Embrapa Alimentos e Territórios se tornou a mais nova Unidade de Pesquisa da Embrapa, com sede em Maceió. Desde os anos 90, agentes da Embrapa Tabuleiros Costeiros baseados na Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, vêm atuando em pesquisas e transferência de tecnologias para a agricultura alagoana.

*Com informações da Davi Salsa (Ascom - Pref. Arapiraca)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.