CI

Reunião discuti sobre novo Programa de Residência Profissional Agrícola

Nos dois encontros virtuais promovidos pelo Prospera receberam com entusiasmo a iniciativa do Governo Federal


Foto: Divulgação

Criado em 2017, o programa Prospera oferece ao pequeno produtor rural, estudantes e profissionais da agricultura, capacitações técnicas e práticas, assim como acesso, no caso dos produtores, aos insumos, serviços e mercado consumidor, com o propósito de promover a geração de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades rurais do Nordeste. Ao decorrer dos anos, os participantes do programa adotaram tecnologias e melhores práticas de manejo, o que proporcionou melhorias em suas lavouras de milho e na comercialização de suas produções.

Conhecedor das necessidades de experiência prática para os futuros profissionais do campo, em junho deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo lançou o primeiro edital para selecionar projetos de instituições interessadas em participar do Programa de Residência Profissional Agrícola, com o objetivo de fomentar a qualificação técnica de estudantes recém-egressos por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado.

Com a atenção voltada para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, o Prospera promoveu dois encontros virtuais que contaram com a participação de representantes de duas instituições de ensino, o IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) e a UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), além dos executivos de diferentes empresas vinculadas ao agronegócio local. Durante as conversas, os participantes entenderam os benefícios e responsabilidades de cada parte neste processo, criando condições para que instituições de ensino, alunos e empresas possam gerar projetos na agricultura e pecuária.

“Somos parceiros da sociedade e estamos atentos a tudo o que podemos contribuir em prol da agricultura sustentável e do pequeno produtor do Nordeste. Com isso, coordenamos dois encontros virtuais de engajamento ao Programa de Residência, com a participação do IFPE, da UFRPE e de empresas parcerias do programa Prospera. Durante os encontros, empresas e universidades já firmaram próximos passos para a realização concreta de ações e assim atingimos o objetivo do encontro. Estamos felizes em poder contribuir, pois programas como este de residência profissional, além de qualificar tecnicamente o estudante, também ajuda a desenvolver as  comunidades de pequenos produtores rurais”, afirma Alexsandro Mastropaulo, Líder do Programa Prospera da Corteva.

O Prospera segue apoiando os profissionais do campo a obterem capacitação prática e de qualidade para atender com excelência o pequeno produtor familiar no Nordeste. A promoção destes encontros virtuais, que uniram empresas interessadas em ações para aumentar a qualificação dos profissionais e instituições de ensino dispostas a desenvolver e personalizar projetos na área, mostram a parceria que a Corteva tem com a sociedade, o agronegócio e o produtor rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.