CI

Reunião do milho e sorgo encerra com a indicação de onze novas cultivares

Na lista aparecem as variedades DKB615, da empresa Dekalb, 32R22, da empresa Pioneer, AG6020, sementes Agroceres


Participantes da 54ª Reunião Técnica Anual do Milho e 37ª Reunião Técnica Anual do Sorgo aprovaram, na manhã desta quinta-feira (16), a indicação de 11 novas cultivares de milho para o Estado. O anúncio foi feito pela comissão de genética, melhoramento e tecnologia de sementes na sessão plenária de Assembléia Geral. O evento, realizado em Veranópolis, foi promovido pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Emater/RS-Ascar.

Na lista de indicações aparecem as variedades híbridas de ciclo superprecoce DKB615, da empresa Dekalb, BX970, da empresa Nidera, 32R22, da empresa Pioneer, AG6020, sementes Agroceres e as variedades de ciclo precoce são AS1551, AS1572, AS1577, da empresa Agroeste, BM810, da empresa Biomatrix, DKB177, SHS7080, da empresa Santa Helena, AG8015. As indicações resultam do trabalho da Rede Estadual de Avaliação de Cultivares da Fepagro, coordenada pelo pesquisador agrônomo José Paulo Guadagnin. Segundo ele, as empresas de produção de sementes enviam o material para avaliação; após o segundo ano de pesquisas, se atingirem bons índices de produtividade, passam a ser indicadas para o plantio.

Na plenária, foi acolhida a sugestão de criação de uma comissão que fará uma avaliação prévia dos trabalhos a serem apresentados antes das reuniões técnicas. O grupo será formado por representantes da Fepagro, Emater/RS-Ascar, Embrapa, Fundacep e universidades. Além disso, os especialistas sugeriram que os trabalhos técnicos com a cultura do sorgo apresentem melhor caracterização e finalidade dos materiais, como por exemplo: pastejo, duplo propósito ou granífero. Outra deliberação dos participantes foi a junção das comissões técnicas de genética, melhoramento, tecnologia de sementes e difusão de tecnologia e socioeconomia.

O encontro encerrou com a definição do município de Vacaria para a realização da 55ª Reunião Técnica Anual do Milho e 38ª Reunião Técnica Anual do Sorgo, prevista para julho de 2010. As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.