Reunião em Alagoas visa atualizar dados sobre produção de mandioca

Agronegócio

Reunião em Alagoas visa atualizar dados sobre produção de mandioca

O evento acontece na sede do Sebrae e pretende reunir produtores rurais, empresários e técnicos do setor público
Por:
344 acessos

A Embrapa Tabuleiros Costeiros realiza em Arapiraca (AL) no dia 15 de dezembro reunião técnica que visa atualizar os coeficientes técnicos da mandioca produzida em Alagoas. O evento acontece na sede do Sebrae e pretende reunir produtores rurais, empresários e técnicos do setor público. De acordo com o organizador Antonio Dias Santiago,  "o  Agreste de Alagoas é responsável por 58% da produção de mandioca do Estado. Cultura de grande apelo social e econômico é explorada basicamente por agricultores familiares, tanto no que diz respeito à produção de matéria prima como o processamento das raízes para produção de farinha e fécula, denominada, em nossa região, de goma", disse o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros.
 
"Para se ter uma ideia da grandeza desse Arranjo Produtivo, somente na principal região produtora existem mais de 450 casas de farinha, onde são gerados expressivo número de postos de trabalho", complementa ele. O conhecimento dos coeficientes técnicos dos diferentes sistemas de produção da matéria prima e do processamento das raízes é importante para os planejadores públicos e estratégico para os empresários rurais.  "O que vem sendo utilizado foi elaborado há mais de 10 anos, sendo assim é urgente suas atualizações", disse.
 
O pesquisador  da Embrapa Mandioca e Fruticultura Carlos Estevão Leite Cardoso irá fomentar um Painel de Especialistas para a Cadeia da Mandioca onde pretende atualizar os coeficientes técnicos para os sistemas de produção de mandioca e discutir as demandas de pesquisa e desenvolvimento para o setor mandioqueiro, considerando os desafios e as oportunidades.
 
O evento tem a parceria de três unidades da Embrapa (Tabuleiros Costeiros, Mandioca e Fruticultura e Agropensa), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Secretaria Estadual de Agricultura, Câmara Estadual da Mandioca, Cooperagro, Secretaria Municipal de Agricultura de Arapiraca, Sebrae e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). 
 
Serviço:
Reunião Técnica: Atualização dos coeficientes técnicos da mandioca produzida em Alagoas
Local: Sebrae, Arapiraca (AL)
Dia e horário: 15 de dezembro das 07h30 às 17h30
 
Programação
07:30 às 08:00 – Inscrições 
08:00 às 08:30 – Abertura e objetivos – Antonio Santiago
08:30 às 09:00 – Metodologia – Carlos Estevão
09:00 às 12:00 – Trabalho em grupo 
12:00 às 13:00 – Almoço
13:00 às 15:30 -  Trabalho em grupo
15:30 às 17:00 – Apresentação dos resultados – Carlos Estevão


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink