CI

Reunião em São Sebastião do Caí nivela ações em crédito rural

Emater/RS-Ascar realizou uma reunião na quinta-feira (19/07) com extensionistas dos 19 municípios do Vale do Caí


Com o objetivo de nivelar as ações em crédito rural, especialmente no que diz respeito ao Plano Safra 2018/2019, a Emater/RS-Ascar realizou uma reunião na quinta-feira (19/07) com extensionistas dos 19 municípios do Vale do Caí. A atividade foi realizada no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) de São Sebastião do Caí e contou com a presença de representantes do Banrisul e do Banco do Brasil, que repassaram orientações que visam a desburocratizar os processos, agilizando o encaminhamento dos projetos de crédito rural. 

Na pauta, além de orientações gerais sobre a operacionalização do crédito rural pela Emater/RS-Ascar, também foram repassadas instruções relativas a importância do desenvolvimento de projetos de qualidade, com riqueza de informações, e que possibilitem a contratação de forma segura. ?Temos um histórico de bons projetos de crédito rural bem assistidos na região e que representam a injeção de um grande volume de recursos para o Vale do Caí?, destacou o assistente técnico regional em Organização Econômica da Emater/RS-Ascar, Paulo Conrad. 

Alterações de enquadramento de produtores rurais ? pequeno produtor agora é aquele que tem receita anual de até R$ 415 mil anuais ? e informações sobre finalidades do crédito, que pode ser para custeio, investimento ou comercialização, também foram repassadas. Cada empregado recebeu uma cartilha sobre o assunto em que estão discriminadas as diferenças de enquadramento entre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). 

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Marcelo Brandoli, lembra que o crédito é uma importante ferramenta para o fortalecimento da agricultura familiar. ?Somente no último ano foram mais de R$ 6 bilhões destinados aos 55 municípios dos vales do Caí e Taquari, por meio de projetos realizados pela Emater?, comenta. ?Nesse sentido é importante essas reuniões de nivelamento com os extensionistas, para que não haja dúvidas na hora da execução da ação?, completa. 

Durante o encontro, foram entregues tablets aos extensionistas que contribuirão para a execução de atividades de campo. Além de entregar os equipamentos, o representante regional da área de Tecnologia da Informação (GTI) da Emater/RS-Ascar, Paulo Alencar, realizou uma pequena capacitação com os empregados, ocasião em que explicou as funcionalidades do aparelho, os aplicativos disponíveis e como utilizar ferramentas e planilhas. Além dos tablets, algumas equipes receberam equipamentos de GPS. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.