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Reunião inaugura nova temporada da Expedição Suinocultura

Nova edição do projeto vai visitar seis estados durante os meses de agosto


Foi dada a largada da segunda edição da Expedição Suinocultura, que neste ano vai percorrer seis estados brasileiros para fazer um diagnóstico completo dentro e fora da porteira de todos os elos da cadeira produtiva – no setor público e privado. O pontapé inicial foi uma reunião na sede da Gazeta do Povo, em Curitiba, no último dia 9 de maio, com a apresentação do balanço da edição de número 1, pelo gerente de Agronegócios da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.

Confira abaixo o relato da reunião:

Em reunião no dia 9 de maio, na sede da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira Coordenador do caderno de Agronegócio, apresentou a Emater e Suinosul um balanço da primeira Expedição Suinocultura. Nesta inédita edição, técnicos das duas instituições acompanharam jornalistas e fotógrafos da Gazeta do Povo, percorrendo mais de 8 mil km, visitando os 4 principais pólos de produção, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, responsáveis por 80% da produção nacional, estimada em 4 milhões de toneladas. Foram identificados casos de sucesso na cadeia produtiva desses estados que servirão de discussão em fóruns adequados.

No Paraná destaca-se os investimentos da Allegra no Centro sul do Estado, da Frimesa no Oeste do Paraná e o apoio da Associação dos criadores no crescimento dos produtores independentes. De Santa Catarina vem o exemplo da organização dos pequenos e médios frigoríficos e a participação da Associação Catarinense em defesa da Suinocultura. Em Minas Gerais chama a atenção o papel da Associação dos Criadores na comercialização dos animais , Bolsa de Suinos, e na integração da cadeia. Já no Rio Grande do Sul fica evidente a contribuição das Cooperativas na modernização dos pequenos criadores através dos condomínios, e a articulação da Associação dos criadores com os produtores, cooperativas e industrias.

Dois momentos de destaque, promovidos pela Gazeta do Povo, coordenados pelos núcleos Estilo de Vida (Caderno Bom Gourmet) e do Agronegócio, em parceria com a Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Associação Regional dos Suinocultores da Região Centro-Sul do Paraná (Suinosul)/Confraria do Leitão e outro com a Frimesa (Cooperativa Central Frimesa) agitaram o setor gastronômico de Curitiba. Os eventos tiveram como foco demonstrar a qualidade da carne suína e sua versatilidade na culinária. No evento do mercado Municipal de Curitiba, a Expedição da Suinocultura, iniciativa do Agronegócio da Gazeta, encerrou esta primeira edição dirigindo seu olhar para os consumidores, uma verdadeira festa de degustação da carne mais consumida no mundo e produzida no Paraná

A Expedição repercutiu em diferentes veículos da Imprensa de imprensa do país, totalizando 384 publicações. Além da mídia especializada em agronegócio e pecuária, o projeto pautou blogs e colunas com foco em gastronomia e eventos. A conquista desses novos espaços reflete dois principais objetivos da iniciativa: promover a proteína no mercado interno e levar o debate até a ponta final da cadeia da carne suína, ou seja, até o consumidor. Portais especializados na atividade, como Suinocultura Industrial, Suíno.com, Carnetec e Feed & Food, publicaram, na integra, materiais produzidos pela assessoria de imprensa. A Expedição promoveu R$ 1,19 milhão em retorno de mídia espontânea.

A Frimesa lançou no período a sua campanha “Carne Suína, a carne que o mundo prefere” e iniciou o projeto de construção da maior indústria de abate de suínos da América Latina em Assis Chateaubriand no Oeste do Paraná. (www.frimesa.com.br).

A edição de 2016 foi apresentada pela Frimesa, com apoio do BRDE e Banco do Brasil, Apoio Técnico da APS e Suinosul, Apoio Institucional da Confraria do Leitão, Apoio Técnico da Emater e Apoio Logístico da Toyota Sulpar.

Suinosul e Emater foram convidadas a participar da segunda edição da Expedição Suinocultura, agora envolvendo também os estados de Goiás e Mato Grosso, novas fronteiras do agronegócio da carne suína. Deverão ser visitados os seis estados durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2017.

No Paraná a suinocultura gera mais de 200 mil empregos, e é responsável por 5,7% do Valor Bruto de Produção (VBP).As exportações em 2016 somaram US$172,3 milhões, com um volume de 78,06 mil toneladas. Dessa forma , o Paraná é o segundo colocado entre os estados na produção de carne suina e o terceiro maior exportador brasileiro .

Serão envolvidos nesta edição todos os elos da cadeia, dentro e fora da porteira, do setor publico e privado. Produtores, técnicos, lideranças do setor, pesquisadores, cooperativas, frigoríficos, mercado varejista, logística e mais lideranças do setor gastronômico.

A estratégia desta segunda expedição é prospectar as oportunidades da suinocultura brasileira, tanto na consolidação do mercado interno, bem como identificar novas oportunidades de comercio internacional.

Outra novidade prevê disponibilizar, o ano inteiro, um Canal da Suinocultura plataforma digital contendo matérias sobre o setor, do consumo a produção com secções especializadas.

Participaram da reunião os engenheiros agrônomos Remi Sterzelecki e Eroni Bertoglio, representantes do Instituto Emater na expedição, e Lucio Tadeu de Araujo e Luis Bisewski, pela Suinosul/Confraria do leitão.

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