CI

Reunião promove parceria entre Embrapa, Emater/RN e Emparn

Seminários, consultorias, dias de campo e cursos devem ocorrer entre 2017 e 2019


A Embrapa Agroindústria Tropical está à frente de um arranjo de projetos intitulado Sustentabilidade do Cajueiro (SustCaju), que prevê a execução de 15 projetos nas mais diversas áreas, desde o melhoramento, passando por sistema de produção, processamento de castanha e pedúnculo até a transferência de tecnologia. Parte desses projetos já está em andamento e outros sendo elaborados.

Entre as ações previstas, está a realização de capacitações voltadas a produtores e técnicos de ATER nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Os seminários, consultorias, dias de campo e cursos devem ocorrer entre 2017 e 2019. Na semana passada, uma reunião entre o assessor de comunicação Ricardo Moura, representando a Unidade, e técnicos e dirigentes da Emater e Emparn funcionou como ponto de partida para a participação das instituições do Rio Grande do Norte no projeto.  

Na ocasião, os técnicos da Emater/RN e Emparn apresentaram as demandas para a cajucultura naquele estado. O foco das ações deve se concentrar em três locais: Serra do Mel, Serra de Santana e Severiano Melo. Para Tarcísio Dantas, diretor técnico da Emater/RN, o projeto da Embrapa vem em um excelente momento.  O Rio Grande do Norte passa por um processo de revitalização da cadeia produtiva do caju a partir de um convênio firmado com o Banco Mundial.

A intenção, segundo o dirigente, é unificar as duas agendas de trabalho do ponto de vista dos temas e das capacitações.  "Tivemos uma grande mortalidade de espécies nos últimos anos. Queremos agora renovar os pomares a partir do plantio de clones que se adequem às condições do solo e de clima das nossas áreas produtoras", explica Tarcísio Dantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.