CI

Reunião técnica em Cruzeiro do Sul aborda doenças da cultura do aipim

Com o objetivo de discutir as principais doenças que afetam a cultura do aipim, especialmente a bacteriose


Com o objetivo de discutir as principais doenças que afetam a cultura do aipim, especialmente a bacteriose, a Emater/RS-Ascar realizou na terça-feira (09/04) uma reunião técnica sobre o tema, em Cruzeiro do Sul. A atividade, que contou com o apoio da Secretaria da Agricultura do município, ocorreu na Sociedade Esportiva Boa Esperança (Sebe) e teve palestra ministrada pelo pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Zeferino Genésio Chielle. 

Em sua fala, Chielle salientou os sintomas, as formas de contágio e as maneiras eficazes para a prevenção da bacteriose, que se caracteriza pelo aparecimento de lesões amareladas nas folhas, que podem evoluir para uma necrose. Na oportunidade também fez uma Demonstração de Método sobre escolha correta de ramas, que podem contribuir na prevenção. "Outro aspecto que deve ser levado em conta é a escolha de variedades não tão suscetíveis a doenças", comenta.

O agricultor Cristiano Luís Beppler, de Boa Esperança, destaca que a bacteriose será a responsável por perdas de produção na safra de 2019, o que justifica a participação na atividade. "O clima não contribuiu, teve excesso de chuvas e muita alternância de temperatura", avalia. Como resultado, a colheita não deverá superar as 35 toneladas neste ano, na área plantada de 3,5 hectares. "Como comparação, no ano passado colhi 1.800 caixas, o que significa uma safra de cerca de 40 toneladas", completa.

O técnico em Agropecuária da Emater/RS-Ascar de Cruzeiro do Sul, Maurício Antoniolli, destaca que o tema da reunião parte de uma demanda dos próprios agricultores. "Ainda que o número de produtores de aipim tenha reduzido nos últimos anos, esta ainda é uma cultura relevante para o município", argumenta.

Também participaram da atividade o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi, o supervisor Álvaro Mallmann e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Milton Weiler.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.