CI

Revelada relação entre as raízes e o nitrogênio no arroz

Os pesquisadores estabeleceram um modelo usando uma abordagem automática de aprendizado florestal.


Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Genética e Biologia do Desenvolvimento da Academia Chinesa de Ciências (CAS) examinou recentemente a variação da raiz microbiota em 68 variedades de arroz Indica e 27 Japonica cultivadas em condições de campo. De acordo com os professores Bai Yang e Chu Chengcai, os dois líderes do estudo, as duas variedades “recrutaram” micróbios diferentes. 

No solo natural, as raízes das plantas fornecem um nicho ecológico para vários microrganismos do chão, conhecidos como microbiota da raiz. Esses microrganismos desenvolvem uma associação íntima com as plantas, melhorando a absorção dos nutrientes das plantas, o crescimento e a tolerância aos patógenos. 

Os pesquisadores estabeleceram um modelo usando uma abordagem automática de aprendizado florestal. Eles descobriram que este modelo poderia prever com precisão as duas variedades nos campos testados, sugerindo que os micróbios das raízes podem servir como um biomarcador para distingui-las.  

É interessante notar que as variedades Indica apresentaram mais bactérias associadas à função do metabolismo do nitrogênio em relação às variedades Japonica, o que indica que a transformação do nitrogênio é mais ativa no ambiente de raízes Indica do que nas variedades Japonica. Em particular, as variedades do tipo selvagem mostraram uma abundância relativa de bactérias de raiz que abrigam genes chave para o processo de amonificação. Isso indica que esses micróbios das raízes podem catalisar a formação de amônio no ambiente radicular. 

Utilizando uma cultura de alto desempenho melhorada e identificando protocolo de bactérias, os investigadores cultivaram com sucesso mais do que 70 por cento das espécies bacterianas que foram reprodutíveis em raízes de arroz. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.