CI

RiceTec apresenta Sistema de Rotação de Tecnologias para controle de plantas daninhas em arroz

Experiências de campo, resultados e características serão compartilhados através de uma live nesta terça-feira


Foto: Divulgação

Experiências de campo, resultados e características das tecnologias FullPage e Max-Ace serão compartilhados através de uma live nesta terça-feira

A cada ano, produtores de arroz no Brasil e no mundo buscam novidades e novas tecnologias para ampliar a produtividade, qualidade de grãos e melhorar a rentabilidade de forma sustentável de suas lavouras. Para atender esse exigente e competitivo mercado, as desenvolvedoras de sementes empregam muitos anos de pesquisa e investimento em tecnologia, em prol de cultivares que atendam as demandas do campo e do mercado.

A RiceTec Sementes, multinacional que atua no mercado brasileiro há mais de 20 anos e é líder em híbridos de sementes de arroz na América do Sul, vem investindo permanentemente em pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, como por exemplo, as tecnologias FullPage e Max-Ace.

As características e benefícios das tecnologias FullPAge e Max-Ace serão apresentadas ao setor numa live especial, que acontece nesta terça-feira (01/12), às 19h, pelo Canal da empresa no YouTube.

O Diretor de Pesquisa da RiceTec, Edgar Alonso Torres Toro, destaca que essas novas tecnologias colocam a empresa numa posição interessante no mercado, pois além de desenvolver genética passou a desenvolver traits para a cultura do arroz. Ele também lembra que foi um desafio importante, pois trazer novos traits ao mercado é um processo que exige conhecimento, tempo e investimento.
"O FullPage e o Max-Ace são a vanguarda de uma série de novas características de resistência a herbicidas que estão sendo desenvolvidas pela empresa. Elas possibilitam maior facilidade no manejo agronômico e ajudam na rotação de princípios ativos, um mesmo híbrido vai ter diversas plataformas de resistência a herbicidas de forma que um produtor possa utilizar o híbrido que conhece, mas ainda assim rotar de princípios ativos", explica o especialista.

FullPage e Max-Ace

Os híbridos FullPage representam uma nova geração de sementes com tolerância a herbicidas do grupo químico das Imidazolinonas (IMI) para semente de arroz. Isso melhorou a resposta da cultura durante aplicações de herbicidas em condições estressantes de crescimento, elevando a expressão de seu potencial genético. Esta característica confere ao produtor o benefício de uma maior flexibilização da aplicação dos herbicidas bem como do início da irrigação da lavoura.


Os primeiros produtos da RiceTec na América do Sul com essa tecnologia são o XP113 FP, XP739 FP e o INOV FP - ganhando o sufixo FP (FullPage) - que faz menção aos genes próprios da empresa que conferem tolerância aos herbicidas IMI.
Já a tecnologia Max-Ace, visa atender as necessidades do produtor desde o controle de plantas daninhas até o resultado na produtividade. Essa tecnologia conta com uma genética tolerante aos herbicidas inibidores de ACCase, atuando no controle de arroz vermelho e gramíneas resistentes aos herbicidas Inibidores de ALS.

Atualmente, um dos principais problemas nas lavouras arrozeiras é o arroz vermelho, que não possui mais alternativa de controle e nos últimos anos vemos um incremento substancial de gramíneas resistentes aos herbicidas inibidores de ALS. Com essa nova tecnologia o produtor ganha uma ferramenta muito importante e passa a ter mais uma possibilidade de rotação, agora de grupo químico de herbicidas. Estes materiais, além de alto potencial produtivo, também agregam maior tolerância a doenças como a brusone do arroz.
A Adama Agricultural Solutions, líder mundial em soluções agrícolas para a proteção de cultivos, é parceira no desenvolvimento dos herbicidas para ambos os sistemas.

FullPage e Max-Ace irão proporcionar ao produtor de arroz grande flexibilidade no controle de plantas daninhas do arroz bem como propiciar um melhor manejo das espécies resistentes.

A live acontece dia 1 de dezembro a partir das 19 horas. A participação é gratuita, basta acessar o canal da RiceTec no YouTube https://bit.ly/2J6cd6G


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.