CI

RiceTec realiza tour interno nos ensaios da tecnologia FullPage e Max Ace

Na terça-feira dia 18, a ação aconteceu no Centro Tecnológico da RiceTec em Capão do Leão


Após o primeiro ano com os produtos com tecnologia FullPage no campo, a RiceTec realiza um tour interno sobre herbicidas em suas estações experimentais em Pelotas e Santa Maria. A atividade tem o objetivo de debater e avaliar com o grupo interno o primeiro ano de teste do FullPage nos produtos XP113 e Inov, que são os primeiros produtos da RiceTec na América do Sul com essa tecnologia.

Na terça-feira dia 18, a ação aconteceu no Centro Tecnológico da RiceTec em Capão do Leão, em Pelotas, no Sul do estado. Na quarta-feira, 19, será a vez da estação experimental, em Santa Maria.

O Coordenador de Desenvolvimento de Produto da RiceTec, Cyrano Busato destaca que a ideia é discutir manejos para tecnologia FullPage e Max Ace, observando os resultados dos ensaios plantados nas áreas experimentais da empresa. Além disso, é preciso ver as necessidades específicas de cada região.

“Vamos atualizar e discutir os posicionamentos, ver quais são as necessidades regionais, pois já temos indicativos de melhor tolerância, de uma planta com mais vigor, tendo em vista que já completou os 21 dias de avaliação dos ensaios, já podemos ter uma avaliação completa e discutir os posicionamentos” destaca Busato,

A tecnologia FullPage é uma parceria entre RiceTec, referência internacional no desenvolvimento de sementes de arroz híbrido, e a ADAMA Agricultural Solutions, uma das principais empresas em soluções agrícolas para a proteção de cultivos.

A tecnologia, que deve chegar ao mercado nacional já na próxima safra, representa uma nova geração de sementes com melhor tolerância a herbicidas do grupo químico das Imidazolinonas (IMI) para semente de arroz, conforme explica o engenheiro agrônomo e diretor de marketing da RiceTec Inc, Leandro Pasqualli. “Os híbridos FullPage mostram uma melhora acentuada na tolerância aos herbicidas IMI. Isso melhorou a resposta da cultura durante condições estressantes de crescimento, garantindo a expressão de seu potencial genético. Esta característica confere ao produtor o benefício de uma maior flexibilização da aplicação dos herbicidas bem como do início da irrigação da lavoura”.

As cultivares com a tecnologia FullPage demonstram uma melhora na tolerância aos herbicidas IMI mais usados no mercado, tendo em vista que este ano foi favorável para se testar herbicida, pois houve estresse hídrico, frio, desenvolvimento lento. “Então temos uma leitura quase extrema da reação a herbicidas e os materiais em questão passaram no teste. Colocamos os materiais FullPage em áreas lado a lado com os materiais originais e comprovamos uma melhor tolerância, No caso do XP 113, que o material original era convencional, expressou uma tolerância muito grande quando comparado a outros materiais com tolerância a Imidazolinonas”, explica Busato.

O Coordenador de Desenvolvimento de Produto da RiceTec ainda destaca que os materiais FullPage já estão em farm test em algumas propriedades, onde os RDMs da empresa estarão fazendo a avaliação em diferentes situações comerciais para ter o parecer da performance a campo. Essas áreas também serão vistas durante o evento.

A RiceTec estará presente na 29ª Abertura da Colheita do Arroz, que acontece de 20 a 22 de fevereiro em Capão do Leão, Pelotas. Na oportunidade, os produtores poderão conhecer nas vitrines experimentais as cultivares Titan, XP 113, XP 113 FullPage, dentre outras novidades que serão apresentadas no evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.