CI

Rigoto defende medidas urgentes para compensar arrozeiros (RS)

A afirmação foi feita durante visita ao Museu do Arroz de São João do Polesine, na Região Central do Estado


O governador Germano Rigotto afirmou, hoje (13), em São João do Polesine, que são necessárias medidas urgentes para compensar as perdas sofridas pelos produtores de arroz com o baixo preço de comercialização do produto e a entrada indiscriminada, no Rio Grande do Sul, de grãos da Argentina e do Uruguai. A afirmação foi feita durante visita ao Museu do Arroz de São João do Polesine, na Região Central do Estado.

"Exatamente no momento em que os agricultores deram resposta positiva, com aumento significativo de produtividade, inclusive compensando parte da quebra de safra ocasionada pela seca, eles se vêem prejudicados pela falta de mecanismos de proteção, como o estabelecimento de cotas para o ingresso de produto estrangeiro no Brasil e de um preço de comercialização que cubra os custos de produção", disse o governador.

Brasília

Rigotto informou que aguarda, para a próxima semana, a confirmação de audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir, juntamente com lideranças do setor primário, a adoção de medidas que reduzam os prejuízos do setor orizícola. "A compensação precisa vir imediatamente, porque o setor não pode continuar convivendo com tantas perdas", reforçou.

Durante a visita a São João do Polesine, Rigotto foi recebido pela prefeita Valserina Gassen. Na Praça Diácono João Pozzobon, descerrou placa alusiva à 50ª Festa Regional do Arroz, que se realiza neste final de semana na cidade. A prefeita agradeceu as parcerias firmadas pelo Governo do Estado com o município e, em particular, pelos benefícios do programa RS Rural. "Trata-se de um importante mecanismo para aumentar a qualidade de vida dos produtores rurais", afirmou. Estiveram presentes também o diretor-presidente da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), Luiz Celso Giacomini, o deputado federal Cézar Schirmer e o deputado estadual Edson Brum, além de diversos prefeitos da região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.