CI

Rio Grande do Sul comemora Dia Nacional do Campo Limpo com ações de solidariedade

No estado, participarão 6 unidades de recebimento promovendo ações de solidariedade para ajudar quem precisa


Foto: Nadia Borges

A comemoração da 17ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo, em 18 de agosto, será adaptada ao formato virtual pela segunda vez. Com o tema “Responsabilidade para agir e conservar”, o evento terá várias atividades que vão conectar os participantes virtualmente. O grande destaque será a realização de ações de solidariedade, envolvendo 96 unidades de recebimento de todo o país.

O Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas) promoverá a arrecadação e doação de alimentos e tem a expectativa de superar as 155 toneladas de alimentos doados em 2020. No estado do Rio Grande do Sul, participarão 6 centrais de recebimento, localizadas nas cidades de Alegrete, Boa Vista do Incra, Capão do Leão, Dom Pedrito, São Luis Gonzaga e Vacaria.

As atividades presenciais serão substituídas por iniciativas virtuais e por ações solidárias nas diversas localidades. O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema, e associações de revendas realizaram parcerias com instituições para promover doações de cestas básicas e outros itens. Essas ações solidárias serão a principal forma de comemorar os bons resultados do Sistema, que é referência mundial e já destinou corretamente mais de 620 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas desde 2002. No ano passado, foram encaminhadas para reciclagem 93 de cada 100 embalagens recebidas.

“Vamos ajudar a comunidade com o mesmo empenho com que mantivemos as unidades do Sistema operando com segurança para atender às necessidades do setor agrícola. Nossa agilidade para nos adaptar permitiu superar metas de destinação e ter muito para comemorar”, afirma João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV.

O evento oficial do dia 18 de agosto será o programa Agro 360 Especial Dia Nacional do Campo Limpo, exibido, às 13h, no Canal Terra Viva. Com a participação de representantes de elos da cadeia agrícolas e convidados, o programa mostrará várias ações de solidariedade que acontecerão em todo o país. Durante a semana, serão mostradas nas redes sociais do inpEV as iniciativas solidárias, assim como vídeo com o caminho das embalagens, homenagens a agricultores e uma esquete teatral gravada, direcionada para alunos do Ensino Fundamental.

O encerramento da comemoração virtual será na sexta, dia 20h, às 16h, com a exibição de vídeo com os resultados da campanha de solidariedade.

Para acompanhar as atividades, siga as redes sociais do inpEV e acesse https://inpev.org.br/dncl/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.