CI

Rio Grande do Sul inicia colheita de trigo

Apesar das geadas em setembro, houve bom rendimento e boa qualidade do grão


por

O Rio Grande do Sul começou a colher suas primeiras lavouras de trigo. A região Norte, próximo do Rio Uruguai, deu a largada no estado com bom rendimento e boa qualidade do grão, mantendo a perspectiva de uma produção acima das expectativas iniciais. Até o momento, foi colhido 1% de toda área cultivada.


Segundo o Informe Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, com a maior parte das plantações em fase final de enchimento de grãos, a principal preocupação é o clima e as possíveis quedas de granizo. 

As geadas que ocorreram no final de setembro prejudicaram algumas lavouras. Parte das espigas não teve bom desenvolvimento, mas a maioria avançou de forma normal. Como foram poucas regiões atingidas de forma severa, ainda não é possível quantificar os prejuízos na produtividade final.

Nesta última semana, o clima foi favorável ao cereal, com temperaturas baixas, alta luminosidade e insolação, ventos do quadrante sul e baixa umidade. Entretanto, a alta umidade do solo em algumas regiões favoreceu a instalação de giberella e septória.

 

Preços
Com apenas 1% colhido, a oferta ainda se mantém baixa, o que sustenta o preço alto. Durante a semana, a saca de 60 kg teve valorização de 1,63% em relação ao período anterior, sendo negociada pelo produtor a um preço médio de R$ 39,18.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.