África

Rio Grande do Sul poderá ganhar novos mercados para venda de arroz na África

Porto de Las Palmas facilitaria trajeto para 33 países africanos
Por:
198 acessos

O Rio Grande do Sul poderá ter novos mercados para a venda de arroz na África. A informação foi divulgada pelo secretário de Agricultura, Ernani Polo, que durante a semana participou como convidado de uma missão do Ministério da Agricultura à Espanha. “Fizemos contato com a direção do Porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, que tem rotas para 33 países africanos nos quais o consumo de arroz chega a 5 milhões de toneladas por ano”, relatou.

O secretário adiantou que representantes do porto devem vir ao Estado em dezembro para iniciar negociações. “Isso vai abrir caminho para o nosso arroz num local em que o peso tarifário é praticamente zero”, acrescentou Polo. 

A missão brasileira tinha como foco visita à Fruit Attrac-tion, em Madri, Segundo Polo, a percepção foi de que o Brasil pode investir muito mais na exportação de frutas. “Somos o terceiro maior produtor do mundo, com 44 milhões de toneladas por ano, mas exportamos só 2,5 % desse total”, apontou.

Em novembro, a Secretaria de Agricultura promoverá seminário, na Capital, com dirigentes da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), para atualizar os fruticultores gaúchos das possibilidades do mercado externo. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink