CI

Rio Verde (GO) recebe Seminário de Comercialização de Grãos

O evento tem como objetivo levar às regiões produtoras de milho, soja e algodão do Estado informações sobre as perspectivas do mercado


O município de Rio Verde, sudoeste goiano, será o terceiro a receber uma das rodadas do Seminário Regional de Comercialização de Grãos e Mercado Agrícola 2012 promovido pelo Sistema Faeg/Senar e Sindicatos Rurais. O encontro será no Salão Verde do Sindicato Rural do município, nesta terça-feira (24), às 18 horas. O evento tem como objetivo levar às regiões produtoras de milho, soja e algodão do Estado informações sobre as perspectivas do mercado para a comercialização da produção. Outros seis municípios sediarão o seminário até o fim de fevereiro (veja agenda).

No encontro, realizado anualmente antes do início da colheita da safra de grãos, os produtores, que estão em plena safra, receberão orientações sobre as perspectivas de comercialização, o desempenho do mercado, as condições de armazenamento da safra e qual cenário econômico poderão encontrar no momento da venda da produção. Durante o Seminário, em Rio Verde, o consultor de mercado financeiro Pedro Dejneka irá fazer uma apresentação sobre os fundamentos de mercado e a formação de preços, a situação de abastecimento de grãos, cenário brasileiro e rentabilidade, entre outros assuntos.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, o ano novo chega em meio a incertezas quanto ao comportamento da economia mundial, especialmente da Europa. “Esse cenário exige prudência por parte dos produtores rurais”, alerta José Mário. De acordo com ele, cautela ainda é a palavra chave. Segundo o assessor técnico da Faeg para a área de cereais, fibras e oleaginosas, Leonardo Machado, a comercialização da safra 2011/12 de soja será feita com preços médios interessantes para o produtor. “Ainda não dá para saber se vai ficar acima do que foi pago em 2011, mas acredito que os produtores terão resultado positivo em relação à comercialização da safra”.

Comercialização antecipada

Os produtores, orientados por consultores da Faeg, procuram negociar sua produção antecipadamente para segurar melhores preços. Medida usada para aproveitar preços remuneradores no momento de se fechar o contrato. Incertezas para o período de colheita são apontadas por consultores como fatores que influenciaram o maior número de vendas futuras.

Segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado, aumentou o porcentual da safra brasileira de soja comercializada antecipadamente. De acordo com a consultoria, até o final de novembro já havia sido negociada 40% da produção de soja, estimada em 75,3 milhões de toneladas. O índice supera a média de 29% registrada para a transação nos últimos cinco anos. A prática também é utilizada por produtores de outras culturas, como as de milho e algodão. Para o produtor de feijão, que ainda tem a venda restrita ao mercado físico, a expectativa de preço é superar o mínimo estipulado pelo governo federal de R$ 72,00 a saca.

Um levantamento da empresa de consultoria Agrosecurity estima que em Goiás, considerando os municípios do sudoeste, Rio Verde, Jataí e Mineiros, 35% da safra de soja tenha sido comercializada até 20 de novembro e, desse montante, 16% foi por troca e o restante por modalidade de contrato futuro. Nos três municípios, a operação de troca foi maior entre abril e junho. Na safra anterior, no mesmo período, a comercialização antecipada de soja havia sido de 28%. (Gerência de Comunicação do Sistema Faeg/Senar)

FICHA TÉCNICA

Seminário Regional de Comercialização de Grãos e Mercado Agrícola
Data: 24 de janeiro de 2012
Horário: 18 horas
Local: Rio Verde (Salão Verde do Sindicato Rural)
Informações: (62) 3096-2208 / 2248

Agenda

Locais - Data - Palestrante - Local
Rio Verde - 24/01/2012 - Pedro Dejneka - Salão Verde
Goiatuba - 26/01/2012 - Pedro Dejneka - Sede Sindicato
Cristalina - 31/01/2012 - Fernando Muraro - AABB
Silvânia - 02/02/2012 - Fernando Muraro - AABB
Uruaçu - 07/02/2012 - Fernando Muraro - Tatersal

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.