RJ: agrotóxicos autorizados no estado podem ser consultados online

Agronegócio

RJ: agrotóxicos autorizados no estado podem ser consultados online

A consulta permite verificar quais os agrotóxicos atendem aos critérios da legislação estadual
Por:
2700 acessos

A consulta permite verificar quais os agrotóxicos atendem aos critérios da legislação estadual

Agricultores fluminenses já podem obter, via internet, informações sobre os estabelecimentos autorizados a comercializar agrotóxicos fitossanitários no estado, bem como, os produtos desta categoria permitidos para uso nas lavouras. O serviço está disponível no site da secretaria estadual de Agricultura www.agricultura.rj.gov.br, no sistema SIAPEC.

- Produtos que não constem nessa relação estão proibidos para uso no estado. A multa pela utilização irregular pode chegar a R$ 12 mil - alertou Leonardo Vicente, coordenador de Controle de Agrotóxicos, da superintendência de Defesa Agropecuária.

O sistema também informa os estabelecimentos com registro na secretaria estadual de Agricultura para a venda desses insumos. O coordenador acrescenta que o produtor rural deve sempre apresentar receita agronômica no momento da compra e também exigir do vendedor a nota fiscal da operação.

- Essa é a garantia de que está adquirindo produtos regularizados em estabelecimento legalizado - enfatizou ele.

Além de dar mais segurança a quem compra, o sistema permite ainda o controle de cada embalagem de agrotóxico vendida no estado, possibilitando a rastreabilidade do produto, desde o fabricante até a lavoura.

Vale lembrar que todas as irregularidades identificadas devem ser denunciadas com o objetivo de coibir o uso irregular e o comércio clandestino desses produtos, através do e-mail para agrotoxicorj@gmail.com

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink