CI

RO: Capacidade estática de armazenagem é superior a 1 milhão de toneladas

205 armazéns cadastrados em Rondônia registram uma capacidade estática de armazenamento de grãos de 1,14 milhão de toneladas


Os 205 armazéns cadastrados em Rondônia registram uma capacidade estática de armazenamento de grãos de 1,14 milhão de toneladas. Deste total, a maior parte, 971.453 toneladas são para a armazenagem a granel, deixando outras 170.735 toneladas para armazenamento convencional (ensacado). Os dados são resultados do trabalho de censo com a atualização de dados dos principais armazenadores privados no estado realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o levantamento, a maior parte da rede armazenadora pertence à rede privada, com 97,52% do total da capacidade estática, distribuídos em aproximadamente 41% nas áreas rurais, 23% nas áreas urbanas e 15% em regiões portuárias. Já o índice de armazenamento nas fazendas chega a 21%. Os demais armazéns no estado estão na própria rede da Companhia, cerca de 2%, e em cooperativas (0,46%).

Durante o censo, também foi realizado o cadastramento de novos armazéns em Rondônia. O trabalho permite levantar dados sobre quantas unidades estão estabelecidas nos municípios, registrar sua identificação, capacidade estática e características técnico-operacionais.

As informações coletadas são utilizadas pelo governo federal no planejamento de políticas públicas para o setor e ficam disponíveis para consultas no Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de Produtos Agrícolas. Rondônia é o terceiro estado da região Norte com maior capacidade de armazenagem, sendo responsável por aproximadamente 23% da capacidade estática de armazenagem do norte do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.