RO: Produtores Rurais assistidos pela ATeG recebem orientações sobre gestão e controle gerencial
CI
Imagem: Arquivo
ATeG

RO: Produtores Rurais assistidos pela ATeG recebem orientações sobre gestão e controle gerencial

No sítio Novo a atividade de bovinocultura de leite é acompanhada de perto pelo Técnico de Campo do Senar, Cairon Rony Bezerra
Por:

No sítio Novo a atividade de bovinocultura de leite é acompanhada de perto pelo Técnico de Campo do Senar, Cairon Rony Bezerra. Por lá a gestão e o controle do negócio passaram a ser uma das prioridades da produtora Elizabete Pereira, a qual faz questão de deixar tudo registrado para a administração da atividade leiteira.

A produtora é disciplinada com suas anotações no controle gerencial de todas as receitas e despesas da atividade para não perder o controle do fluxo de caixa. Assim é possível fazer controles zootécnicos de nascimentos, ocorrências, movimentação do rebanho e do fluxo de caixa da propriedade, ressalta o Técnico Cairon.

Sem o controle gerencial, os produtores não sabiam a média do que produziam, mas  com o gerenciamento adequado passaram a ter uma  produção média de 60 litros de leite por dia. Os produtores Elizabete e Joviniano Anes tiram o sustento da família na bovinocultura de leite desenvolvida na propriedade. “Hoje existe um controle de gestão e balanceamento na alimentação do gado, o que tem feito a nossa produção e o lucro aumentarem”, destacou dona Elizabete.

O Programa do Senar auxilia na escrituração zootécnica, com levantamento de dados para a identificação das características individuais do rebanho, tais como idade do animal, histórico de crias, idade da cria e peso dos animais de produção, o que é essencial na elaboração dos índices e avaliação dos resultados produtivos da atividade.

A assistência do Senar ao produtor rural tem sido uma das prioridades do Presidente do Sistema FAERR/SENAR, Sílvio de Carvalho, o qual busca levar conhecimento adequado ao homem do campo do Estado de Roraima.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink