CI

Roberto Rodrigues quer ação contra EUA na OMC


O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse ontem que "é chegado o momento" de abrir um painel para questionar na Organização Mundial do Comércio (OMC) os subsídios concedidos pelo governo dos Estados Unidos à sua produção de soja. "O governo tem encorajado o setor privado a pensar nisso", disse. "Há espaço para negociar, mas é preciso um estudo profundo sobre o caso".


Na última sexta, o Valor antecipou que o setor privado está disposto a enfrentar os subsídios americanos na OMC e já começa a atualizar estudos econométricos para sustentar uma ação. O painel mostrará que os produtores de lá não plantariam soja sem os fartos subsídios e o Brasil avançaria em novos mercados, além de as cotações serem mais altas. O consultor Marcos Jank estima que os subsídios dos EUA à soja somarão US$ 3,25 bilhões na safra 2005/06. "Temos necessidade de competir e os custos de produção estão elevados. Os preços internacionais estão mais baixos do que os garantidos pelo governo dos EUA", afirmou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.