CI

Robô alimenta suínos e toca música clássica

Equipamento já é é utilizado em cerca de 500 granjas no Brasil


Foto: Pixabay

A ideia veio de uma empresa de Caxias do Sul (RS). O chamado Roboagro, desenvolvido no Brasil, alimenta suínos enquanto toca música clássica. E mais: garante que eles recebem a quantidade exata de ração em cada refeição. A música clássica é usada para relaxar os animais em fase de engorda.

O instrumento de agricultura de precisão veio como uma boa opção para o corte de custos na pandemia. Com o custo da ração chegando a 75% dos gastos na produção de suínos, não desperdiçar conta. O sistema faz a distribuição automática de ração por toda a extensão da baia de maneira precisa quanto à quantidade de ração e aos horários. O acionamento e o carregamento são feitos de forma automática no silo, garantindo autonomia ao equipamento. O robô reduz a presença de humanos nas criações e ainda gera dados de gerenciamento do rebanho.

O equipamento é acionado através de baterias que são recarregadas automaticamente após os tratos, evitando picos de energia e reduzindo o custo com instalação elétrica e com o consumo.

Em entrevista à Agência Reuters, a empresa disse que o pedidos aumentaram 400%. São cerca de 60 por mês. Segundo a Roboagro, os produtores que utilizam a tecnologia podem melhorar o índice de conversão alimentar dos animais, aumentando o seu rendimento. O robô pode gerar uma economia anual de cerca de 40 mil reais a cada lote de mil animais, disse a empresa, em cálculo que não inclui custos de mão-de-obra.

A invenção já é utilizada em cerca de 500 granjas no Brasil, incluindo fornecedoras de grandes frigoríficos, como a JBS e a BRF.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.