CI

Robô usa aprendizado de máquina para colher alface

“No momento, a colheita é a única parte do ciclo de vida da alface que é feita manualmente"


Foto: Eliza Maliszewski

O Vegebot, desenvolvido pela Universidade de Cambridge, foi inicialmente treinado para reconhecer e colher alface americana em um laboratório. Agora foi testado com sucesso em uma variedade de condições de campo em cooperação com G's Growers, uma cooperativa local de frutas e vegetais, segundo a própria universidade. 

Embora o protótipo não seja nem de longe tão rápido ou eficiente quanto um trabalhador humano, ele demonstra como o uso da robótica pode ser expandido na agricultura, até mesmo para culturas como a alface americana, que são particularmente difíceis de colher mecanicamente. Os resultados são publicados no  The Journal of Field Robotics.  

Culturas como batata e trigo são colhidas mecanicamente em grande escala há décadas, mas até hoje muitas outras safras resistiram à automação. A alface americana é uma dessas culturas . Embora seja o tipo mais comum de alface cultivado no Reino Unido, o iceberg é facilmente danificado e cresce relativamente plano no solo, o que representa um desafio para as colheitadeiras robóticas. 

"Cada campo é diferente, cada alface é diferente", disse o coautor Simon Birrell, do Departamento de Engenharia de Cambridge. “Mas se pudermos fazer uma colheitadeira robótica funcionar com alface americana, também poderemos fazê-la funcionar com muitas outras culturas”. 

“No momento, a colheita é a única parte do ciclo de vida da alface que é feita manualmente e é muito exigente fisicamente”, disse a coautora Julia Cai, que trabalhou nos componentes de visão computacional do Vegebot enquanto era estudante na graduação no laboratório do Dr. Fumiya Iida. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.