Robô voador monitora lavouras nos EUA
CI
TECNOLOGIA

Robô voador monitora lavouras nos EUA 

Os robôs insectoides são pequenos e conseguem realizar tarefas de longo prazo, como monitorar o crescimento de culturas em grandes áreas agrícolas
Por: -Leonardo Gottems

Alguns pesquisadores da Universidade de Washington, na cidade americana de Seattle,  desenvolveram um sistema que permite que robôs insectoides voadores consigam operar de forma independente e sem fio para monitorar lavouras. De acordo com o portal noticiasdelaciencia.com, até onde se sabe, essa é a primeira vez que a robótica consegue algo nesse sentido. 

Segundo os desenvolvedores, os robôs insectoides são pequenos e conseguem realizar tarefas de longo prazo, como monitorar o crescimento de culturas em grandes áreas agrícolas ou detectar vazamentos de gases. Eles funcionam a partir do tremor de pequenas asas, já que são pequenos demais para usar propulsores, mas são baratos para se fabricar e podem facilmente passar por lugares estreitos, inacessíveis a grandes drones. 

Até agora, os robôs desse tipo necessitavam estar ligados a um cabo energizado para conseguir fazer com que suas asas funcionassem, já que uma bateria seria muito pesada para eles carregarem. Entretanto, o modelo “Robofly” é ligeiramente mais pesado que um palito e é energizado por um raio laser. Ele usa um pequeno circuito em seu corpo para converter a energia do laser em eletricidade suficiente para alimentar suas asas. 

Nesse cenário, o laser sozinho não fornece tensão suficiente para mover as asas, o que motivou a equipe a projetar um circuito que aumentou os 7 volts que vieram da célula fotovoltaica até os 240 volts necessários para o voo.  Além disso, os engenheiros o equiparam com uma espécie de “cérebro artificial”, que funciona como um microcontrolador agindo como se fosse o cérebro de uma mosca, que indica o momento que deve começar a bater as asas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink