CI

Robôs capinam e patrulham pragas em estufas

Na Europa, as terras para agricultura estão diminuindo


Foto: Marcel Oliveira

Robôs que usam inteligência artificial para reconhecer a saúde das frutas e hortaliças e quando estão prontos para a colheita estão sendo testados para ajudar pequenos agricultores orgânicos e de estufas a remover ervas daninhas e patrulhar pragas. Esses robôs podem assumir tarefas árduas e ajudar os agricultores a economizar tempo. Ao detectar doenças ou pragas desde o início, elas podem ajudar a reduzir o uso de pesticidas e reduzir as perdas de plantas. 

Na Europa, as terras para agricultura estão diminuindo em parte por causa da urbanização. Enquanto isso, é necessária uma produção de alimentos mais ecológica e sustentável, que use menos produtos agroquímicos, que são caros e podem poluir as vias navegáveis. Alternativas à agricultura industrial monocultiva incluem pequenas e orgânicas fazendas, hortas comerciais. que vendem produtos diretamente para consumidores ou restaurantes, bem como estufas comerciais. 

As empresas de que fabricam as máquinas caras para grandes fazendas semearem e colherem culturas únicas têm tradicionalmente ignorado as necessidades dos pequenos produtores. Os pesquisadores, no entanto, agora estão descobrindo maneiras de ajudar os pequenos agricultores a serem mais produtivos e lucrativos a longo prazo. 

"As micro-fazendas são rentáveis e economicamente sustentáveis, mas os produtores geralmente lutam depois de cerca de quatro anos, à medida que as pessoas desenvolvem problemas nas costas", disse Jonathan Minchin, do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, em Barcelona, Espanha, que lidera um projeto chamado ROMI, que construiu um robô auxiliar de fazenda. 

O ROMI tem um braço para remover ervas daninhas de pequenas fazendas de hortaliças. Os agricultores orgânicos passam cerca de um quinto do seu tempo removendo ervas daninhas, diz Minchin. "Este robô é feito para pequenas e não grandes fazendas. Existe uma enorme necessidade desse tipo de ferramenta", completou Christophe Godin, diretor de pesquisa em modelagem de plantas e ciência da computação. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.